Alunos de Administração da Escola Estadual Monsenhor Jerônymo Gallo foram os primeiros estudantes de ensino médio a conhecer o Centro Administrativo da Unimed Piracicaba. A visita técnica, realizada no dia 6 de junho, integra a programação do ensino profissionalizante, que começou a ser ministrado este ano na unidade escolar.
Acompanhados pelo coordenador pedagógico geral Vagner Chiarini e pela professora Flávia Paschoal, responsável pelo Paeet (Projeto de Apoio ao Estudante do Ensino Técnico), os alunos observaram as possibilidades de atuação de um profissional de administração de empresas no setor de prestação de serviços. Também viram, na prática, conceitos estudados em sala de aula nas disciplinas de Carreiras e Competências para o Mercado de Trabalho, Comunicação Empresarial, Introdução a Administração e Matemática Aplicada.
Assistiram a palestras com o administrador do Hospital Unimed, Nivaldo Lacerda da Cunha, com a analista de Treinamento da Universidade Corporativa da Unimed Piracicaba, Débora Regina Pinton Sacconi, e com o gerente de Recursos Humanos da cooperativa, Mauro Rontani. Em seguida, acompanhados pela analista de relacionamento empresarial, Leny Archilla, visitaram os departamentos do centro administrativo.
O coordenador pedagógico, Vagner Chiarini, destacou a importância da visita técnica para formação dos futuros profissionais. “Nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer a realidade do mercado de trabalho, com seus desafios e oportunidades”.
Antes de iniciar a palestra, o administrador do Hospital Unimed, Nivaldo Lacerda da Cunha, relatou a sua experiência profissional e incentivou os estudantes a prosseguirem na área: “a administração é essencial em todos os setores de uma empresa; tudo é gestão”. Contou ao grupo que trabalhou em vários segmentos e logo que terminou a faculdade de administração, em 2001, começou a atuar no ramo hospitalar. Há um ano, é responsável pela gestão do Hospital Unimed Piracicaba.
No hospital, gerencia uma estrutura com 1171 colaboradores, que atuam em áreas diversas como cozinha, limpeza, farmácia e serviço de exames de imagem, entre outras. “Quando nos referimos a essa engrenagem, estamos falando em administração; a gestão está presente o tempo todo”, relatou.
Para que toda a equipe trabalhe alinhada e tudo funcione de forma adequada, Cunha destacou a importância do planejamento estratégico. Mostrou, em slides, que o hospital segue um mapa estratégico elaborado para o período de 2022 a 2026 e deixou claro que as pessoas são a base para o sucesso de todo esse trabalho. O planejamento também inclui ESG, a governança ambiental, social e corporativa, considerada uma das prioridades da cooperativa.
Emocionada, a analista de treinamento da Universidade Corporativa, Regina Sacconi, contou aos estudantes que, há 40 anos, foi aluna da Escola Monsenhor Jerônymo Gallo. Destacou a importância da educação e da formação para que os profissionais possam atender às exigências do mercado de trabalho. Informou que a Unimed investe constantemente em treinamentos e na capacitação técnica dos colaboradores e do corpo clínico, promovendo cursos, workshops e oficinas, entre outras atividades. Também estimula a pesquisa.
IMPORTÂNCIA — O gerente de Recursos Humanos, Mauro Rontani, enfatizou a importância do profissional de administração de empresas para o funcionamento de toda a cooperativa, que conta com aproximadamente 1700 colaboradores. Forneceu informações sobre recrutamento, que prioriza a competência dos candidatos, e citou exemplos de funcionários que iniciaram a carreira como aprendizes, se qualificaram e foram promovidos. Também relatou casos de pessoas que trabalham há 20 anos na Unimed.
A aula prática, em um centro administrativo, deixou os alunos motivados. Posteriormente, na escola, conversaram sobre a vivência e produziram textos individuais relatando a experiência de poder conciliar teoria com a realidade do mercado de trabalho.