Meio Ambiente – Sema promove mutirão para regularizar cadastro rural

Mutirão para cadastros ocorreu ontem (3) na Sema

Equipe da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada) esteve na secretaria para cadastrar agricultores

 

 

Por meio de uma parceria com a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada), a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), promoveu ontem (3) um mutirão para cadastro de agricultores no CAR (Cadastro Ambiental Rural). O CAR é um cadastro eletrônico que apresenta os dados básicos das propriedades rurais, por meio do qual são prestadas informações referentes ao imóvel (domínio, documentação, localização) e suas áreas (vegetação nativa, áreas de preservação permanente, área consolidada, Reserva Legal e outras).

A equipe da Cati e da Sema já fez a regularização de oito agricultores no CAR e no programa Rotas Rurais, para receberem o código de endereçamento rural de suas propriedades, que auxilia no acesso a serviços de emergência e segurança no campo. No mês de julho será realizado um novo mutirão na Sema, com data ainda a ser definida.

O cadastro é obrigatório para todas as propriedades rurais, sendo passível de multa aos não cadastrados. Ao registrar seu imóvel rural no CAR, além de contribuir para a preservação da vegetação, o produtor que detém o cadastro regularizado para obter linhas de financiamento e crédito agrícolas a taxas menores e a prazos superiores àqueles do mercado.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Sema, Felipe Del Lama, o produtor que se cadastrar no CAR contribuirá diretamente para a preservação da biodiversidade nacional. “Os dados obtidos por meio dos registros das propriedades contribuem com o trabalho de agências de fiscalização ambiental, que podem monitorar, controlar e combater o desmatamento mais facilmente”, explica.

Para fazer o cadastro, são necessários documentos pessoais (RG ou CNH), matrícula do imóvel, mapas, comprovante de residência e procuração (caso o proprietário do imóvel necessite enviar outra pessoa para solicitar a regularização da área).

O produtor que ainda não realizou sua regularização no CAR pode solicitar auxílio na Sema por meio do telefone (19) 3437-4000 ou no endereço avenida Dr. Paulo de Moraes, 2.113, e também na Casa da Agricultura, por meio do telefone (19) 3433-5033 e pessoalmente no endereço rua Campos Salles, 507.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima