Glebas Natalinas – Vereador acolhe demandas de trânsito na região do bairro

Vereador acolhe demandas de trânsito na região do Glebas Natalinas

O vereador Thiago Ribeiro (PRD), na manhã desta sexta-feira (24) percorreu a região do Glebas Natalinas e bairro Aliança, para verificar a insatisfação de moradores sobre as precárias condições das principais ruas, com buracos na pista, mato alto nas calçadas, lixo acumulado em lugares indevidos, além de outros problemas decorrentes da falta de intervenção de equipes técnicas da Prefeitura para disciplinar o grande fluxo de veículos automotores, principalmente veículos pesados, como caminhões acima de três eixos que provocam danos à infraestrutura da região.

Elaine Negrisolo, Mário Luiz Medeiros, José Carlos Kozakievu e Ricardo Duarte relataram sobre os inúmeros problemas que a população está enfrentando dado ao estado precário das ruas, devido ao grande veículo de automóveis, principalmente nos horários de pico, após as 17 horas.

Os moradores também avaliaram a possibilidade de inversão no sentido de ruas, a exemplo da Paulo Cesar e a José Benitez, além de considerar os problemas nas vias: Veridiana Aparecida Elesbão, Honorina Espinola d’Emery, Juditi Esmert Herculano e outras localidades deterioradas.

Após ouvir os moradores, o vereador Thiago Ribeiro informou que irá acionar a Semuttran para levantamento de estudos técnicos, bem como vai elaborar indicação ao Executivo para solucionar os problemas levantados, o que também poderá incluir o pedido de notificação a proprietários que não cuidam das calçadas e, acumulam lixo e entulho em determinadas localizações do bairro.

O parlamentar também falou da importância das empresas da região, especialmente os atacadões, na promoção de campanhas visando o processo de despertar de conscientização sobre o cumprimento de leis de trânsito e a observância de placas indicativas na proibição do fluxo de veículos pesados, a exemplo de caminhões acima de três eixos a não utilizar as ruas internas do bairro.

Na visita ao bairro, o vereador Thiago Ribeiro esclareceu que viu in loco as demandas dos moradores do Aliança e Glebas Natalinas, em problemas graves, sendo que a Prefeitura recentemente fez a colocação de placas na avenida Dois Córregos com a avenida Pompeia, sobre a proibição de caminhões de grande porte, de dois ou três eixos, onde a área somente seria voltada à caminhões pequenos, aqueles que vem fazer entrega de serviços de materiais de construção, das lojas de eletrodomésticos da cidade, onde o problema da região decorre do bairro ser pequeno e estar cercado por grandes atacados, que se localizam na avenida Dois Córregos e, acrescido da avenida Pompeia, que também dá acesso a outros atacados, a exemplo do Arena, na avenida Rio das Pedras, além de considerar que o problema é com relação aos caminhões lonados, de dois ou três eixos, que saem destes estabelecimentos e entram no bairro no sentido zona Leste, com acesso aos bairros Alvorada e Pompeia.

O parlamentar também destacou regulamentos do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), onde não se pode fazer a instalação de faixa elevada em aclive e declive, conforme várias respostas que já obteve da Semuttran (secretaria municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), observando que a questão no bairro é para que seja instalada a lombada eletrônica, impedindo o tráfego de caminhões grandes, que insistem em passar pelo local, o que vem ocasionando acidentes como a queda de postes e muros.

“Graças à Deus não tivemos acidentes com vítimas fatais”, alerta o parlamentar, observando que esta situação não está descartada de acontecer, sendo que um caminhão pesado, quando perde o freio ele provoca uma catástrofe. “Novamente vamos fazer uma conversa com a Semuttran, solicitando que se faça um estudo o quanto antes, para a instalação de lombada eletrônica no bairro, impedindo que caminhões lonados – que não são da cidade, continuem a passar pelas Glebas Natalinas e bairro Aliança”, disse.

Morador antigo da bairro, Mário Luiz Medeiros fala da expectativa de melhorias no trânsito, e na parte de tapamento de buracos. “A situação está uma vergonha”, disse o morador, mostrando que a Prefeitura, pela Semuttran está deixando a desejar. “Eles vieram para cá e colocaram várias placas, sendo que nós também colocamos avisos para impedir a entrada de caminhões acima de três eixos, ao passo que nada foi resolvido, pois os caminhões continuam entrando, por falta de uma fiscalização efetiva. O povo do bairro já não confia mais”, disse.

“Gostaria de saber da Semuttran o que ela pode fazer, pois o que ela realizou não está adiantando nada. O povo está enjoando, tem lugares aqui que tem o risco de morrer famílias, pois o trecho é descida, não tem uma fiscalização eletrônica, nem por pessoa física, não tem nada, as ruas são estreitas, não foram projetadas para caminhões grandes. “Vamos pôr a mão na consciência e falar com a Semuttran, que venha tratar daqui com carinho”, disse o morador, que também criticou o asfalto de má qualidade que foi colocado no bairro, onde a cada hora aparece um buraco, a exemplo do que pode ser visto nesta curva perigosa”, apontou Mário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima