Evento – Pessoas e entidades são reconhecidas no Dia de Combate à LGBTIfobia

Evento foi realizado no Pavilhão de Administração e Economia da Esalq/USP

 

Em solenidade do mandato coletivo A Cidade é Sua em alusão ao Dia Municipal de Combate à LGBTIfobia, entidades e parlamentares receberam homenagens

 

O mandato coletivo A Cidade é Sua, da vereadora Silvia Morales (PV), promoveu reunião solene na noite desta quinta-feira (16) em comemoração ao Dia Municipal de Combate à LGBTIfobia, conforme os decretos legislativos 3/2021 e 11/2023. A data, que busca a conscientização, é celebrada nesta sexta-feira (17) em Piracicaba.

O evento foi realizado no Pavilhão de Administração e Economia da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo) e homenageou pessoas e entidades reconhecidas em suas lutas contra a LGBTIfobia e pelos direitos das pessoas LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais). Ao todo, dez homenagens foram entregues.

“Este é o nosso quarto ano de mandato e, mais uma vez, estamos realizando essa importante sessão solene, porque a diversidade é um dos principais valores do nosso Partido Verde”, disse Silvia Morales, em sua fala de abertura. “Eu sempre fico emocionada com essas solenidades; todo ano, o Jhoão Scarpa prepara alguma surpresa diferente. Ele tem se dedicado a essas questões dentro de nosso mandato e faz isso com muito carinho e eficiência”, afirmou a vereadora, em menção ao integrante do mandato coletivo A Cidade é Sua.

Anselmo Figueiredo, presidente do Conselho Municipal de Políticas para LGBTI+, destacou a importância simbólica do evento, demonstrando o apoio do conselho para essas atividades. “Em Piracicaba temos um conselho LGBTI+ que não está para brincadeira. Estamos finalizando o Plano Municipal de Políticas LGBTI+ e em breve ele estará na Câmara para ser votado. Esperamos que seja aprovado de acordo com o que construímos em nossas reuniões, ou seja, com a participação popular”, enfatizou Anselmo.

O deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL), um dos homenageados na cerimônia, parabenizou o mandato coletivo, na pessoa de Silvia Morales e Jhoão Scarpa, e reforçou a importância de o evento ter sido realizado na Esalq.

“Nunca estive em Piracicaba, por isso não conhecia a Esalq pessoalmente. Mas sei a importância que ela tem Brasil afora e até mesmo no exterior. Viajo muito pelo interior do Estado de São Paulo e tem município que não tem sequer um conselho municipal LGBT, quanto menos um espaço de discussão sobre o tema. E ver isso acontecendo dentro de um espaço como a Esalq mostra o quanto Piracicaba está à frente nessa luta”, disse o deputado. “Hoje não é um dia de comemoração, mas de muita reflexão. Bom seria se não precisássemos realizar esses eventos, porque isso significaria que a LGBTIfobia não existe mais. Mas, por enquanto, a luta está aí e deve ser assumida por nós mesmos”, concluiu.

Também compuseram mesa durante a solenidade Jéssica Gouveia, vice-presidente do PSOL em Piracicaba, representando a deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), e Phamela Godoy, representando a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, que foram homenageadas no evento.

A deputada estadual Professora Bebel Noronha (PT) também esteve no evento. “Para mim, é um orgulho ver todas essas pessoas aqui reunidas, nessa data tão importante. É por isso que a parada se chama ‘Parada do Orgulho LGBT’, porque temos sempre que ter muito orgulho de sermos quem somos. Mas, para além do orgulho, precisamos também de políticas públicas que garantam os direitos e a segurança das pessoas LGBT. Portanto, devemos cada vez mais ocupar os lugares de decisão política, assim como fez a ex-deputada estadual Érica Malunguinho, ou como a deputada federal Érika Hilton”, disse Bebel.

Além do deputado estadual Guilherme Cortez, da deputada federal Érika Hilton e da secretária nacional Symmy Larrat, também foram homenageadas sete entidades: o Conselho Municipal de Políticas para LGBT, a Comissão de Diversidade da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o Coletivo Integra Esalq/USP, a Comunidade Diversifixe, o Coletivo Transitando, a Associação Glitter e a organização não-governamental Casvi (Centro de Apoio e Solidariedade à Vida).

O evento teve apresentações artísticas de dança, na modalidade “ball room”, com a artista e performer Jadeshima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima