Teologia de Umbanda – Terreiro oferece curso gratuito de introdução

Curso será de 9 a 22 de maio, com inscrições gratuitas. Crédito: Divulgação

A Tenda de Umbanda Caboclo Jiboia e Zé Pelintra das Almas (TUCJZPA) oferece no mês de maio o Curso de Introdução à Teologia de Umbanda. Segundo o responsável, Pai Dermes de Xangô (Ademir Barbosa Júnior) o curso já foi oferecido em outras ocasiões, em outra sede da TUCJZPA. “Assim como outros terreiros, o nosso sempre recebeu pesquisadores universitários, escritores, artistas e cineastas desejosos de aprender mais sobre a Umbanda. Este curso sistematiza informações e é voltado para todos os interessados, uma vez que a abordagem é ampla e o curso não pretende ser uma extensão dos fundamentos do nosso terreiro”, esclarece Pai Dermes. Além do curso oferecido pelo próprio terreiro, Pai Dermes esclarece que já participou de outras iniciativas coletivas, sempre pautadas pela gratuidade e pelo respeito à diversidade.

Totalmente gratuito, o Curso de Introdução à Teologia de Umbanda tem vagas limitadas e ocorre de 9 a 22 de maio, sempre às quintas-feiras, das 19h30min às 21h30min. Solicita-se a cada participante a doação de uma cesta básica ou mantimentos diversos. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp 19-9-97064603.

RESPONSÁVEL — Autor de dezenas de livros (alguns premiados e com diversas traduções), Doutorando em Comunicação pela UNIP (bolsa Capes/Prosup), Mestre em Literatura Brasileira pela USP, onde também se graduou em Letras, Pai Dermes é Doutor honoris Causa pelo MCNG-IEG (2018) e pela FEBACLA (2019) e Pós-graduado em Ciências da Religião pelo Instituto Prominas. Nascido em Piracicaba em 02/8/1972, desde 2019 é patrono e titular da cadeira 62 da Academia Independente de Letras (sede em Pernambuco), com a divisa “Axé”.

Em Piracicaba, idealizou e coordenou inúmeros projetos culturais e o Fórum Municipal das Religiões de Terreiro (2011-2014), produziu curtas-metragens com temática dos Orixás e dirige a Tenda de Umbanda Caboclo Jiboia e Zé Pelintra das Almas, fundada em 2015, em Blumenau – SC Em 2014 presidiu o Fórum Europeu de Umbanda, em Leiria, Portugal, e em 2015 foi o vice-presidente do Fórum Catarinense de Umbanda, em Blumenau. É Ogã há 22 anos do Ile Iya Tunde (hoje sediado em Embu das Artes – SP), com a dijina Tata Obasiré.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima