Região Norte – Equipes recolhem 3,36t de inservíveis e visitam mais de 1.000 residências

Arrastão da dengue retorna ao lado Norte da cidade para atender bairros da região do Vila Sônia no próximo sábado (20)

Doze bairros foram visitados no último sábado e cerca de 60 agentes de saúde participaram das ações do PMCA

As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) estiveram na região Norte da cidade no último sábado (13), onde recolheram 3,36 toneladas de inservíveis no Arrastão da Dengue realizado nos bairros Vila Sônia, Jardim dos Manacás, São Luiz, Parque Bela Vista, Jardim Nossa Senhora das Graças, Loteamento Humberto Venturini, Jardim Maria Helena, Três Marias e Parque Orlanda I, II e III. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O PMCA é ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda na mesma data, as equipes do Mutirão da Dengue estiveram no bairro Vila Industrial e visitaram 1.054 residências. Deste total, os agentes conseguiram verificar 558 casas, sem recusas (quando o proprietário não permite a entrada dos agentes) e 496 residências estavam fechadas.

Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156 ou diretamente no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.

MAIS AÇÕES – Para o próximo sábado, 20/04, das 8h às 13h, o Mutirão da Dengue vai para o lado Leste da cidade na região do Morumbi, tendo como ponto de encontro o Cemitério da Saudade. Na mesma data, mas das 8h às 14h, o Arrastão da Dengue retorna a região Norte e vai passar pelos bairros Vila Sônia, Javary I, II e II, Boa Esperança I e II, Campos Elíseos, Jardim Maria Claúdia, Jardim dos Antúrios, e Jardim Irapuã, com ponto de encontro o Varejão da Vila Sônia, a Rua Peixoto Gomide.

DADOS – De acordo com Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 16/04 de 2024 foram registradas 20.983 notificações para a dengue com 7.819 casos positivos e quatro óbitos. No mesmo período de 2023, foram 5.782 notificações, 1.329 casos confirmados e um óbito. Em 2022, foram 2.323 notificações, 541 confirmações, sem óbito.

ATENDIMENTO – Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde mais próximo da sua casa para atendimento médico. Em Piracicaba são mais de 70 unidades abertas (USF, UBS e UPA) com equipes preparadas para atender e acompanhar os casos suspeitos e confirmados da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima