Saneamento – Trevisan Jr. questiona problemas de abastecimento no Água Branca

A falta de água na região do bairro Água Branca é tema de requerimento aprovado em regime de urgência na noite desta quinta-feira (11), na 19ª Reunião Ordinária. De autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), o requerimento 429/2024 busca informações sobre problemas de abastecimento relatados por moradores do Condomínio Residencial Del Giardino III, na rua Ricardo Arruda Ribeiro.

De acordo com a propositura, diversas reclamações foram protocolados por moradores do residencial junto ao Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). “Isso sinaliza uma situação insustentável que requer intervenção imediata”, traz o vereador no texto do requerimento.

Laércio Trevisan Jr., assim, questiona quais medidas específicas estão sendo implementadas para solucionar a falta de água nas áreas citadas, indaga sobre a adoção de um “plano de ação para abordar os constantes vazamentos, excesso de ar na rede de abastecimento e as falhas na pressão da água”, e pergunta qual é o plano de manutenção e melhoria da infraestrutura de abastecimento de água.

“Quais procedimentos estão em andamento para avaliar a infraestrutura de abastecimento nas áreas afetadas e definir intervenções de melhoria? Existe algum cronograma de execução de obras ou reformas para melhoria da rede de abastecimento nas áreas afetadas? Caso sim, qual é o prazo estimado para a conclusão dessas obras? Como a prefeitura planeja prevenir futuras interrupções no fornecimento de água e garantir um abastecimento constante e de qualidade para os munícipes?”, questiona o parlamentar.

Ele ainda pergunta quais ações estão sendo planejadas a fim de garantir a limpeza e manutenção adequadas dos reservatórios de água, de forma a prevenir a entrada de impurezas e garantir a qualidade da água fornecida e, também, questiona quais orientações a Prefeitura tem emitido aos munícipes para lidar com possíveis interrupções no fornecimento de água e questões relacionadas.

“Existe algum programa de investimento em novas tecnologias ou infraestrutura para otimizar o sistema de abastecimento de água e minimizar a ocorrência de falhas?”, também pergunta o vereador.

Discussão – Ao discutir a propositura na tribuna, Trevisan Jr. criticou a eventual diminuição de servidores, carros e maquinários à disposição da autarquia de água e esgoto para atender à população. “A falta de água em Piracicaba se tornou comum nessa gestão e na outra gestão. Nessa, parece que piorou. Diminuiu o número de encanadores, motoristas, maquinários e veículos. Ou seja, como você pode atender bem a população, resolver a situação, se você não melhorou o atendimento?”, falou.

Ainda de acordo com o parlamentar, os vazamentos de água tratada nas tubulações subterrâneas são igualmente preocupantes, e precisam ser resolvidos: “[há] 52% de vazamento subterrâneo na cidade de Piracicaba. Não é o vereador Trevisan que está falando, são dados da Ares-[PCJ], ou seja, não avançou. Trata-se 100% e perde-se 52%… Sem evolução nenhuma. Essa questão tem que ser apurada, tem que ser melhorada”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima