‘Pira+Visão’ – Saúde dá início ao Mutirão de Catarata

Prefeito Luciano Almeida aprosentou a estrutura do novo projeto a imprensa na manhã de hoje ao lado do secretário de Saúde Augusto Muzilli Junior

Primeiros pacientes foram atendidos ontem (15) em estrutura montada na Estação da Paulista; ação deve beneficiar até 1.500 pacientes que aguardam pelo procedimento há mais de dois anos

 

Cerca de 200 atendimentos foram realizados ontem (15) no primeiro dia da ação Pira+Visão Mutirão de Catarata, que segue até julho em estrutura montada na Estação da Paulista. A atividade é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e integra o Programa Zera Fila da Prefeitura de Piracicaba, desta vez com oferta de diversos procedimentos na especialidade oftalmologia. A proposta é realizar cerca de 2.800 procedimentos e atender 1.500 pacientes neste período, em parceria com o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde).

Na manhã de hoje, o prefeito Luciano Almeida esteve no espaço para ver o funcionamento do projeto e conversar com os pacientes ao lado do secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, e da coordenadora da Atenção Secundária (Especialidades), Rafaela Mossarelli Penedo, bem como apresentar a ação para a imprensa. “O que a gente quer é acabar com a fila de espera por procedimentos em diversas especialidades. Começamos pela saúde da mulher, com oferta de mamografias e exames de ultrassom, ao mesmo tempo iniciamos a oferta da Telemedicina e agora vamos zerar a fila por meio do mutirão de catarata. Hoje começamos a atender os casos prioritários e aqueles que estão há mais de dois anos aguardando. Os pacientes realizam todos os procedimentos necessários para fazer a cirurgia aqui e, a partir da próxima semana, já acontecem as primeiras cirurgias”, destacou o prefeito Luciano Almeida.

A aposentada Iolanda Marques de Camargo esteve no horário agendado e elogiou o atendimento. “Hoje estou aqui, muito feliz pela forma como estão nos acolhendo aqui e nos orientando quanto à cirurgia. Não estava fácil ficar sem enxergar direito, nem a minha Bíblia não estava conseguindo mais ler, mas agora vejo que Deus está agindo para eu conseguir fazer esta cirurgia. Só tenho de agradecer a todos aqui”, afirmou.

Maria de Lurdes Silva também estava ansiosa antes de ser atendida pelo médico especialista. “Quando ia fazer a (cirurgia) catarata veio a pandemia e tudo foi suspenso. Estou muito contente de que tenham conseguido trazer essa estrutura para atender pacientes da rede pública. Estou sendo muito bem atendida e espero logo ter minha visão boa de novo”, completou.

O secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, falou da estrutura instalada na Estação da Paulista. “Eles vieram com equipe multidisciplinar completa e todos os equipamentos necessários para atender plenamente os pacientes que precisam da cirurgia de catarata. São dois consultórios médicos e capacidade de atender mais de 200 pessoas por dia. Aqui os pacientes passam pelo acolhimento, são atendidos pelos médicos e equipe multidisciplinar, fazem os exames pré-operatórios como topografia, biometria e tomografia ocular, e microscopia especular de córnea, e já saem daqui prontos para a cirurgia que devem acontecer já na próxima semana”, esclareceu.

ZERA FILA – O novo Programa Municipal é voltado para a área da Saúde e consiste na contratação de serviços em diversas especialidades para encerrar com a lista de espera para consultas, exames e demais procedimentos represados durante os últimos anos, principalmente em decorrência da pandemia da Covid-19.

Duas ações já começaram e devem beneficiar cerca de 54 mil pessoas. O atendimento em Telemedicina já está funcionando e acontece com o conceito de ofertar mais comodidade e segurança aos pacientes, que podem cuidar da saúde sem precisar sair de casa e com menos tempo de espera. A consulta pode ser realizada pelo site https://portal.piracicaba.sissonline.com.br/ – recomenda-se a utilização do navegador Google Chrome – ou pelo aplicativo do cartão Pira Cidadão de segunda a sexta-feira, das 17h às 8h, e aos sábados, domingos e feriados, 24h por dia. Os serviços de atendimento médico são via internet, por videoconferência e orientação médica realizada por clínico geral e pediatra para baixa complexidade.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que é necessário que o paciente garanta que o dispositivo utilizado para a realização de sua teleconsulta médica possua acesso à internet em condições e qualidade suficientes para sua realização.

Outra ação é a ação itinerante Ônibus de Saúde Móvel da Mulher, que atendeu 704 pacientes em sua primeira ação realizada na Estação da Paulista. Nesta unidade são ofertados procedimentos exclusivos para mulheres como mamografia de rastreio, ultrassom de mama bilateral e ultrassom transvaginal. Agora, até dia 20/04, o ônibus fica estacionado em frente à nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Piracicaba (Balbo) para atender as pacientes da região Norte da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima