Alessandra Freire
Piracicaba é internacionalmente conhecida como a terra da pamonha e do peixe. Curiosamente, nos últimos anos, outro elemento tem emergido com destaque e notoriedade no município, revelando-se como mais um componente da sua identidade local: a cerveja artesanal.
A primeira cervejaria da cidade surgiu em 2001. Hoje estão presentes no município 14 cervejarias de diferentes tamanhos e estilos e muitas delas com prêmios em países como Argentina, Chile, Bélgica e Alemanha.
Outra singularidade do município é a presença de um polo fabril de produção de máquinas, equipamentos e acessórios destinados à produção da cerveja, o que motivou o surgimento do Arranjo Produtivo Local de Máquinas, Equipamentos e Serviços Industriais para Cervejarias (APLCERVA).
Este contexto fomentou a criação da Rota Cervejeira que foi lançada em evento realizado pela Prefeitura, o “Pira Beer”, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) em parceria com a Associação das Cervejarias da Região de Piracicaba (Piracerva) e o Engenho da Notícia.
O turismo cervejeiro tem se difundido no Brasil nas últimas décadas. Muitas cervejarias artesanais têm se tornado pontos turísticos em diversas regiões. Elas oferecem tours guiados, degustações e eventos. Com a crescente popularidade das cervejas artesanais e o interesse dos consumidores por experiências autênticas é esperado que mais regiões do país se desenvolvam como destinos turísticos cervejeiros e Piracicaba possui todos os requisitos para expandir nesse cenário.
A rota cervejeira surge como alternativa de turismo além das atrações tradicionais e tem potencial de atrair um novo segmento de visitantes interessados na cultura cervejeira. É possível visitar as fábricas em visitas pré-agendadas, em tours que são comercializados para grupos ou individualmente. Além disso, inúmeros eventos locais contam com a presença das cervejarias locais.
O turismo cervejeiro se integra ao turismo gastronômico, em que visitantes também têm a oportunidade de explorar os restaurantes locais que oferecem variedade de pratos típicos. Isso cria uma experiência completa que envolve todos os aspectos da gastronomia local.
Eventos com experiências gastronômicas como o “Comida na Rua” organizado pela Semdettur, por exemplo, destacam a diversidade e a qualidade da gastronomia local, assim como promovem a cultura cervejeira. Na última edição, em 2023, estiveram presentes 20 restaurantes e oito cervejarias locais com 40 estilos de cerveja. O turismo cervejeiro e a gastronomia estão interligados de várias maneiras, proporcionando experiências únicas que destacam a riqueza e a diversidade da culinária.
Nesse contexto, a rota turística cervejeira pode fortalecer ainda mais a identidade da cidade como um destino único, associado à produção de cerveja de qualidade e sendo um vetor significativo de desenvolvimento do turismo local, proporcionando uma série de benefícios econômicos.
A presença de cervejarias artesanais não apenas atrai visitantes em busca de novas experiências, mas também promove a identidade gastronômica. Com eventos como o “Comida na Rua” e “Pira Beer”, entre outros, Piracicaba se destaca como um polo de cultura cervejeira e gastronômica, oferecendo uma combinação única de sabores.
Assim, a rota turística cervejeira consolida a posição de Piracicaba como um destino para apreciadores de cerveja, e também como um exemplo de como o turismo pode ser um catalisador para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade.
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Alessandra Freire é diretora municipal de Turismo da Prefeitura de Piracicaba