São Pedro realiza “Dia D” de vacinação contra a gripe neste sábado

O horário da vacinação será das 8h às 16h, em oito Unidades Básicas de Saúde e no prédio da Coordenadoria de Trânsito, entre 8h e 12h – foto: Daniella Oliveira/Arquivo

No sábado (13), a Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Saúde, promove o “Dia D” de vacinação contra a Influenza (gripe). Além de idosos com 60 anos ou mais, a imunização também estará disponível às pessoas que fazem parte de outros grupos prioritários (confira abaixo).

A vacinação será das 8h às 16h, em oito unidades básicas de saúde: UMIS (rua Odila Vaio, 648), UBS São Dimas (rua José Esteves, 184), UBS Dorothea (rua Moacyr Ramos, 145), UBS São Francisco (rua Pedro Bragagnolo Filho, 4), UBS Santo Antônio (Rodovia Alto da Serra s/n), UBS Bela São Pedro (rua Olívia Neumman Gomes, 18), UBS Primavera (rua dos Girassóis, s/n) e UBS Nova São Pedro (rua Adélio Costa, 179). A imunização será realizada também no prédio da Coordenadoria de Trânsito (av. Ângelo Franzin, 25), ao lado da Feira do Produtor, também no sábado, das 8h às 12h.

Para receber a vacina, é necessário ter em mãos o CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (CNS), também conhecido como Cartão SUS. A apresentação de documentação que comprove a qual grupo de risco a pessoa pertence e sua condição clínica também é fundamental. As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários (abaixo) não podem perder essa chance e devem se proteger contra a gripe.

Os grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza são:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

-Trabalhadores da saúde;

– Gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto);

– Pessoas com deficiência permanente, como limitação motora, auditiva, visual, intelectual;

– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade;

– Professores do ensino básico e superior;

– Povos indígenas e quilombolas;

– Idosos com 60 anos ou mais de idade;

– Obesos;

– Transplantados;

– Diabéticos;

– Pessoas com imunossupressão;

– Portadores de trissomias;

– Pessoas em situação de rua;

– Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;

– Profissionais das Forças Armadas;

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

– Trabalhadores portuários;

– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Infecção viral aguda

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e tem tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves, podendo, inclusive, levar a óbito. A vacinação busca assegurar imunidade durante o período de maior circulação dos vírus causadores, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima