Caloria e Quilocaloria…

Douglas Alberto Ferraz de Campos Filho

 

No meio científico, caloria é uma unidade de medida da energia. Sua definição é: Uma caloria é a quantidade de energia que deve ser transferida para um grama de água líquida para elevar sua temperatura em um grau Celsius. A quilocaloria é uma unidade de medida que equivale a 1.000 calorias.

Com a campanha de combate à obesidade, desenvolvida pelo Ministério da Saúde em diversas escolas do país, com o tema: Prevenção da obesidade na infância e na adolescência, o assunto do momento é emagrecer de forma saudável. E uma preocupação comum é a quantidade de calorias que se deve ingerir diariamente para que não ocorra um aumento de “peso”. Mas, o que é mesmo caloria?

Uma forma de se medir a caloria do alimento é colocando uma amostra dele em um aparelho denominado calorímetro, que mede a quantidade de calor liberada na queima dessa amostra. Assim, o resultado obtido é dado em unidade de calorias ou cal… Mas vou explicar melhor (pois esta caloria que vem escrita nos pacotes de alimentos, na verdade é a kcal).

Por exemplo, a queima completa de 1 litro de gasolina pode liberar cerca de 7 750 000 calorias. Assim, a caloria é uma grandeza usada com frequência em alimentos, mas também pode ser usada para outros processos em que há troca de calor.

No entanto, como pode ser visto nesse caso da gasolina, a caloria é uma unidade muito pequena, que fornece, geralmente, valores muito grandes. Por isso, a unidade que é mais indicada para o entendimento do consumidor é a quilocaloria ou Kcal.

Para citar um exemplo, costuma-se dizer que um copo de refrigerante tem 200 calorias, quando na verdade tem 200 000 calorias ou 200 kcal.

Para especificarmos melhor temos que lembrar da química orgânica, aonde para obtermos energia para sobreviver o ATP (adenosina trifosfato tem que ser quebrado para liberação de energia ao organismo vivo.

A hidrólise do ATP libera uma molécula de fosfato formando um composto denominado de ADP (difosfato de adenosina), reação essa que libera aproximadamente 7,3 Kcal por molécula de ATP hidrolisado.

O ATP é uma molécula com a função de armazenar e liberar energia de forma temporária para que as células de um organismo desempenhem suas atividades.

É mais conhecida na biologia pela sigla ATP que significa adenosina trifosfato ou trifosfato de adenosina. É composta por um açúcar chamado ribose, uma base nitrogenada denominada adenina e três radicais de fosfato.

A respiração celular, por outro lado, produz 38 moléculas de ATP e necessita de oxigênio para acontecer. Contudo, em células dos tecidos muscular esquelético e nervoso, o saldo final é de 36 moléculas de ATP.

Respiração celular: Glicose + O2 → CO2 + H2O + 38 ou 36 ATP.

Quando a glicose é quebrada, a energia é liberada e armazenada formando o ATP. Umas sequências de reações químicas ocorrem para a extração dessa energia e elas são:

Glicólise;

Ciclo de Krebs;

Fosforilação Oxidativa ou Cadeia Respiratória.

Um dos principais locais de produção de ATP são as mitocôndrias, organelas presentes nos organismos eucarióticos, responsáveis pela produção de energia.

A ATP (adenosina trifosfato) é a principal molécula carreadora da energia química  utilizada nas mais diversas reações que ocorrem nas células. Ela funciona como um depósito de energia, acionado quando necessário para a realização de alguma reação.

Somente para recordarmos as moléculas de ATP… Estão localizadas dentro das mitocôndrias e sua quebra pela hidrólise libera cerca de 8 mil calorias ( para não perder o raciocínio.. o organismo humano necessita de pelo menos 2mil Quilocalorias dia para sobreviver… exemplo seja que 100 ml de leite  contém 100 Quilocalorias …..100 gramas de proteínas puras contém 400 Quilocalorias … 100 gramas de Carboidratos também … 100 ml de álcool puro contem 700 Quilocalorias e 100 gramas de gordura pura contém 900 Quilocalorias ( agora sim , você pode fazer seu balanço calórico aproximado para suas necessidades diárias balanceadas entre suas refeições).

Um dos principais locais de produção de ATP são as mitocôndrias, organelas presentes nos organismos eucarióticos, (espero que esta pequena revisão possa despertar o interesse sobre calorias e vejo que muitos confundem… favor ler com calma e atenção).

 

_____

Douglas Alberto Ferraz de Campos Filho, médico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima