Caldeirão Político

NOTA DE CORREÇÃO

No artigo de minha autoria, sob o título “Boulevard Boyes: Polarização à Vista?”, publicado na edição do último dia 9 de abril deste prestigioso diário, ao comentar sobre as pré-candidaturas a prefeito que ainda não se manifestaram sobre o Projeto Boulevard Boyes, involuntariamente, omiti o nome do pré-candidato deputado Hélio Zanatta. Corrijo essa lamentável omissão e peço desculpas ao parlamentar, com quem mantenho um relacionamento respeitoso e cordial. (José Machado, prefeito de Piracicaba por duas vezes, ex-deputado federal pelo PT).

 

VICES — I

Definidos os partidos de cada no último dia 6, sábado passado, agora, a conversa gira em torno dos pré-candidatos a vice-prefeito. Até agora, estão definidos os pré-candidatos Paulo Campos (Podemos) — com o ex-vereador Tozão de vice — e Alex Madureira (PL) — com o empresário Erik Gomes, presidente do Simespi. Os outros pré — Professora Bebel (PT), Barjas Negri (PSDB), Helinho Zanatta (PSD), Luciano Almeida (PP) e, agora, Wilson Trindade (partido a anunciar) — continuam nas articulações.

 

VICES — II

Única fofoca santa em torno de pré-candidato a vice gira em torno do nome do engenheiro Artur Ribeiro, que estaria como primeiro da fila em que, segundo os tucanos, há diversos para a chapa do pré-candidato Barjas Negri (PSDB). Mas é um estilo meio antigo que se repete no ninho tucano, demonstrando que há diversos interessados (segredo que todos sabem: Barjas fará, a seu modo, a devida escolha). Isso é normal, como as nuvens também são normais, de um lado de um jeito e de outro lado de outro jeito.

 

TRINDADE — I

Wilson Trindade (partido?), servidor público municipal aposentado e folclórico nos meios políticos, garante que desistiu de ser candidato a vereador e, agora, é pré-candidato a prefeito. “Eu sei tudo o que Piracicaba precisa”, garante aos amigos, através das redes sociais, lembrando-se de figuras políticas como João Herrmann Netto, que foi prefeito e deputado federal. Ele, agora, está provocando os “candidatos ricos”.

 

TRINDADE — II

Wilson Trindade garante que quase 80 por cento do eleitorado não sabem em quem votar. “Daí é que resolvi deixar a pré-candidatura a vereador e sou agora pré-candidato a vereador”, afirma, destacando “ônibus deveria ser gratuito ao povo piracicabano, como já acontece em outras cidades, como Tietê, nossa vizinha”. Aliás, Itapetininga também, além de São Caetano do Sul e outras cidades paulistas.

 

HIDROGÊNIO — I

A sensação geral entre os organizadores do Seminário Internacional Nosso Futuro com Hidrogênio, organizado pela Prefeitura Municipal, foi a do dever cumprido. Numa breve reflexão pós-evento, todos ficaram felizes pelo número de participantes, 650 pessoas, pelo nível dos debates e pela qualidade dos painelistas, que contou até mesmo com convidados internacionais.

 

HIDROGÊNIO — II

O empresário Hans Schaeffer, que comandou o comitê técnico que trabalhou na organização do evento, fez questão de ressaltar que o seminário de Piracicaba saiu na frente da comunidade internacional e se antecipou a um importante congresso sobre hidrogênio que será realizado na Alemanha no segundo semestre, que vai abordar praticamente os mesmos temas vistos em Piracicaba.

 

HIDROGÊNIO — III

Méritos para o prefeito Luciano Almeida que teve o insight de realizar um evento desta natureza e que participou ativamente das negociações para que o seminário pudesse acontecer na data prevista, opinando inclusive sobre os temas de cada painel e nomes dos palestrantes convidados.

 

HIDROGÊNIO — IV

A data para a próxima edição do seminário foi agendada para os dias 7 e 8 de abril de 2025. O prefeito Luciano Almeida inclusive sugeriu a criação de uma comissão permanente no Parque Tecnológico de Piracicaba para pavimentar   os caminhos de produção e desenvolvimento tecnológico com o uso do hidrogênio no município.

 

ROTATÓRIAS

A rotatória do Bigaton, em Santa Teresinha — a exemplo do cruzamento da Avenida Laranjal Paulista com a Rodovia Cornélio Pires — também carece de atenção urgente. São inúmeros os acidentes e demora-se muito tempo para atravessar a rodovia em direção ao Centro ou adentrar a Rua Nossa Senhora do Carmo. Mais do que a demora, o grande problema é o perigo, muito risco de acidentes. Com a palavra, pois, as autoridades.

 

PATERNIDADE — I

Agora é lei! Os cartórios de registro civil do Estado de São Paulo terão de comunicar imediatamente à Defensoria Pública os registros de nascimento de bebês sem identificação de paternidade. A lei estadual número 17.894, de autoria da deputada Ana Perugini (PT), foi sancionada terça (9) pelo governador Tarcísio de Freitas. A nova lei é resultado do projeto de lei 1.267/2007, aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo no dia 5 de março, após 17 anos de tramitação no parlamento paulista.

 

PATERNIDADE — II
A lei estabelece que, no ato do registro, os cartórios informem as mães sobre o direito de indicar o suposto pai na certidão de nascimento, conforme prevê o artigo 2º da lei federal 8.560/1992, e encaminhem relações por escrito à Defensoria Pública, com todos os dados informados no ato do registro de nascimento, incluindo endereço da mãe, telefone, nome e endereço do suposto pai, caso tenha sido indicado pela genitora no momento do registro.

 

PATERNIDADE — III
“A partir da comunicação, a Defensoria deverá entrar em contato com as mães e informá-las de que elas podem propor, em nome da criança, uma ação de investigação de paternidade. A lei é um grande avanço na busca pela garantia do direito de a criança saber quem é seu pai e seu avós paternos”, avaliou a parlamentar, que é vice-presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Alesp.

 

ENTREVISTA

Os conselheiros do Comop (Conselho Municipal do Orçamento Participativo da Região Sul), Fernando Vieira (esquerda) e Gilberto Callegaro, estiveram no programa “Novo Dia” da Educadora Piracicaba AM 1060, apresentado por Alexandre Neder (direita), na manhã de quarta (10), para debater informações do Comop e sobre as demandas de investimentos, manutenções e zeladoria de serviços públicos na região Sul da cidade. Quem conhece a realidade das demandas da região são os moradores, então é fundamental que a Prefeitura de Piracicaba tenha essa atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima