Sema – Encontro de Meliponicultura Urbana discute importância das abelhas

Encontro reuniu expositores de mel, própolis, cera e caixas de abelha. CRÉDITO: Thais Passos/Sema

 

Em conjunto com meliponicultores do município, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), esteve na organização do sexto Encontro de Meliponicultura Urbana, que aconteceu no último domingo (24) e reuniu cerca de 200 pessoas interessadas na criação de abelhas ASF (Abelhas Nativas Sem Ferrão).

Além de trazer expositores de mel, própolis, cera e caixas de abelha vazias, o evento também contou com palestra, oficina, e o lançamento do aplicativo AlôBee, pela startup piracicabana Converge, que previne a mortalidade de abelhas urbanas durante a aplicação do fumacê contra o mosquito da dengue.

Ao acessar a plataforma, o meliponicultor pode cadastrar suas colmeias, receber um aviso sobre a aplicação do fumacê na região e planejar o manejo das abelhas para evitar que elas morram enquanto o mosquito da dengue é combatido. Para Elaine Basso, CEO da Converge, “é possível praticar a coexistência: combater o mosquito, prevenir e reduzir a mortalidade dessas abelhas com uma tecnologia já usada no campo”.

A equipe da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo trouxe uma van equipada para atender os produtores interessados em regulamentar gratuitamente a produção. Os meliponicultures que precisam obter autorização de uso e manejo do plantel podem solicitar apoio para a Sema pelo telefone (19) 3437-4000.

A secretária da Sema, Nancy Thame, ressaltou a luta conjunta de instituições para regulamentação e fortalecimento da meliponicultura no município. “A criação de abelhas nativas sem ferrão está em ascensão em nossa região. Enquanto Poder Público, queremos ser um canal de interlocução e luta conjunta para a regulamentação, para que mais produtores se interessem por essa prática”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima