Jardim Oriente – CineSolar leva sessões de cinema movido a energia solar ao bairro

Em 2023, CineSolar veio a Piracicana com ações no Bosque dos Lenheiros

Filme e curtas-metragens serão exibidos hoje (27); Prefeitura apoia iniciativa da CPFL Energia

 

O CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, vem mais uma vez a Piracicaba hoje (27), com atividades culturais gratuitas para a população. Desta vez, estaciona no bairro Jardim Oriente, na Praça Antônio Benedito Françoso, conhecida como Praça Piruzinho, com duas sessões de cinema: às 19h com curtas-metragens infantis e ambientais e, às 20h, com o filme Sing 2. Em caso de chuva, o evento será transferido para a quadra poliesportiva do bairro.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), apoia a iniciativa, em sua 7 edição, que é uma realização da CPFL Energia, com apoio do Instituto CPFL. As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Em maio de 2023, o CineSolar levou ao menos 160 pessoas em sessões gratuitas realizadas no bairro Bosques do Lenheiro.

O CineSolar, que em 2024 completa 11 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 2.300 sessões (com exibição de 220 filmes) e 690 oficinas para 341 mil pessoas de quase 700 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal.

O projeto já percorreu mais de 302 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Para o secretário da Semac, Carlos Beltrame, esta é uma importante ação de descentralização na promoção da cultura em Piracicaba. “Trabalhamos sempre para que cada vez mais pessoas da cidade tenham acesso ao cinema, música, teatro e outras manifestações artísticas”.

OS FILMES – Na primeira sessão, o CineSolar exibe curtas-metragens infantis e ambientais com a temática Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro, selecionados para a atividade em Piracicaba pela curadora e diretora artística Ana Arruda, da Sétima Produções Culturais, idealizadora e diretora do Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-metragem.

Bao, com direção de Domee Shi, é um curta de animação norte-americano. Sofrendo com a ausência do filho, uma mãe volta a ver sentido na vida quando um dos bolinhos que preparou ganha vida. Ela então começa a cuidar da criatura dando-lhe todo o amor e carinho. Mas, de forma inesperada, ele cresce e ganha independência, deixando sua criadora triste mais uma vez.

Valentino, com direção de Cassiana Maranha, da Paraíba, é um curta de ficção. Valentino tem nove anos, quando é apresentado à música por sua amiga da mesma idade, Sofia. Ele se encanta e um novo mundo se abre ao pequeno garoto. Valentino decide ser músico. Só um detalhe: ele possui surdez profunda. Uma história sobre a realização do improvável, a determinação para alcançar um objetivo e o valor do amor. Valentino ouve menos e sente mais.

Lily’s Hair, com direção de Raphael Gustavo da Silva, de Goiás, é outro curta de ficção desta sessão. Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira, com direção de Beatriz Ohana, do Rio de Janeiro, é um curta de ficção. Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: Lixeira Furada e Capitão Sujeira. Uma aventura cheia de imaginação, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.

Já na segunda sessão, Sing 2, é uma animação de longa-metragem norte-americana com direção de Garth Jennings. Na cidade de Redshore, Buster Moon e a galera enfrentam seus medos, fazem novos amigos e superam seus limites em uma jornada para convencer o recluso astro Clay Calloway a subir aos palcos novamente.

 

SERVIÇO – CineSolar na Praça Antônio Benedito Françoso (Praça Piruzinho) no bairro Jardim Oriente. Hoje (27), com sessões gratuitas às 19h e às 21h, Na rua Nelson Furlan, esquina com a Rua Um. Entrada gratuita. Classificação livre. Informações: 3403-2600.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima