Voto de congratulações – Peixe Pichado é homenageado na Câmara

Honraria foi proposta pelo vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira. CRÉDITO: Rubens Cardia

 

João Paulo Ariozo, o “Peixe Pichado”, foi homenageado na tarde desta quinta-feira (21) em cerimônia no Salão Nobre da Câmara

 

O artista João Paulo Ariozo, conhecido como “Peixe Pichado”, recebeu na tarde desta quinta-feira (21) voto de congratulações da Câmara Municipal de Piracicaba em reconhecimento ao seu trabalho como artista visual e grafiteiro profissional.

A honraria foi proposta pelo vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, por meio do requerimento 1017/2023, e entregue em cerimônia realizada no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, que contou com a presença de amigos e familiares do artista.

Também participaram da cerimônia o vereador Acácio Godoy (PP), a vereadora Rai de Almeida (PT) e o deputado estadual Helinho Zanatta.

“Graduado em Publicidade e Propaganda, iniciou sua trajetória desenvolvendo o website com o intuito de produzir conteúdo informativo referente à política da cidade de Piracicaba. Porém, de uma maneira cômica, chamando a atenção da população para os acontecimentos do cenário político que passam despercebidos”, traz o texto da propositura.

Após a entrega do quadro alusivo ao voto, Cássio Luiz, destacou a importância do Poder Legislativo reconhecer o trabalho desenvolvido por João Paulo Ariozo, especialmente por meio do site “Peixe Pichado”, e afirmou que as críticas são fundamentais para o desenvolvimento da democracia.

“Alguns dizem: ‘ah, mas ele critica vereador, ele critica até mesmo você. Mas é importante que critiquem a gente. A crítica é construtiva, é para aprendermos, para crescermos. O Peixe Pichado é um instrumento da população e é um trabalho de excelência. Isso se chama democracia. Entregamos tantas honrarias aqui na Casa e não homenagearemos um artista só porque ele é crítico? Isso é democracia, é assim que cresceremos enquanto sociedade”, falou o propositor do voto de congratulações.

Ariozo agradeceu aos presentes e dedicou a honraria à sua filha: “para mim é emocionante receber essa homenagem. Muitas pessoas me acompanham e sabem que é difícil, que muitas vezes não há retorno, que a gente fica numa retórica sem solução, o que é muito triste. Mas saber que isso faz diferença, que pessoas sentem que têm voz, criam confiança, a coisa começa a andar. E eu acho que esse voto é uma prova disso. Receber o respeito de uma Casa tão respeitada quanto o Legislativo da nossa cidade, isso eu vejo como de grande importância e como um grande passo. Luto para deixar alguma coisa tão boa para a minha filha quanto eu recebi na idade dela, que é a nossa cidade. Dedico isso especialmente a ela”.

Rai de Almeida  destacou a perspicácia do artista quando da adoção do nome “Peixe Pichado”, alusivo à escultura de peixe localizada em uma das entradas da cidade, e falou: “aquele peixe foi palco de pichação, de protestos por democracia, por direitos sociais, por direitos humanos, por direito à cultura, por direito ao humanismo na sociedade. No entanto, colocaram uma cerca para que ele deixasse de ser pichado e, inclusive, um holofote para vetar as manifestações públicas e políticas. E aí está a criatividade, a iluminação do Peixe Pichado para criar essa marca e fazer, ainda que ilustrativamente, o Peixe Pichado como o espaço da fala, do diálogo, da contestação”.

Acácio Godoy também frisou a importância da contraposição de ideias, e ressaltou que as críticas, quando construtivas, servem de balizas para o jogo democrático.

“A democracia é uma palavra linda, mas ela custa muitas cicatrizes. Ela custa caro, não é grátis. As pessoas só querem o carinho da democracia, mas só com o carinho a gente vai para o caminho errado pois, se eu estou indo para o caminho errado e ninguém me critica, vai todo mundo comigo para o buraco. Quem vai me avisar que aquele caminho é errado, se não houver ninguém para criticar?, ponderou o vereador.

O deputado estadual Helinho Zanatta, por fim, também ressaltou a importância do reconhecimento do trabalho do artista pela Câmara e falou: “é uma homenagem que essa Casa de Leis está fazendo e que você merece, pois você expressa a vontade das pessoas que, muitas vezes, querem ter um instrumento, querem ter uma ferramenta e, através de você, podem ter e receber. Você faz esse papel e contribui para a sociedade de Piracicaba”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima