Tribuna popular – Orador defende captação de água do Tietê para abastecer Piracicaba

José Carlos Magazine em discurso na tribuna popular desta quinta-feira (14), na 12ª Reunião Ordinária. CRÉDITO: Guilherme Leite

Em discurso na tribuna popular desta quinta-feira (14), na 12ª Reunião Ordinária, o orador José Carlos Magazine defendeu o desenvolvimento de um projeto de captação de água do Rio Tietê para abastecer a cidade de Piracicaba.

De acordo com ele, é possível construir uma estação de captação e tratamento de água em trecho do Rio Tietê que passa pelo bairro Anhumas, na divisa com a cidade de Conchas.

“São 150 metros de margem a margem, na estiagem. Quando o rio Tietê está seco, ele está com 5 mil metros cúbicos de água por segundo, enquanto [a estação de tratamento de água do] Capim Fino capta 1.500 litros de água por segundo para abastecer Piracicaba”, falou o orador.

José Carlos Magazine ainda problematizou o abastecimento da cidade a partir das águas do Rio Corumbataí e falou: “hoje, dependemos somente do Rio Corumbataí. Mas vamos supor que aconteça um acidente ambiental no Rio Corumbataí e o rio fique uma semana sem poder fornecer água para o Capim Fino… acabou Piracicaba”.

Durante seu discurso, ele ainda criticou a concessão do tratamento de esgoto na cidade e a falta de servidores e estrutura do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto): “as administrações que passaram nos últimos 20 anos não se preocuparam com o Semae, não se preocuparam com os nossos servidores; não tem concurso público … nós estamos defasados em 150 servidores na autarquia, para mais… para mais… Então, está sobrecarregado. Tem regional que está com 600 ordens de serviço de vazamento e não tem como executar porque não tem funcionário…”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima