Saúde – Prefeitura divulga novo protocolo para imunização contra Covid-19

Ministério da Saúde divulgou novos protocolos para realização da vacinação contra Covid-19 pelos municípios

Vacinação segue as orientações do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI)

 

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Imunização da Vigilância Epidemiológica, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde quanto à vacinação contra a Covid-19 (SARS-CoV-2), informa o novo protocolo para imunização válido para o ano de 2024, de acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI):

Considerando que a infecção por SARS-CoV-2 é uma importante causa de doença respiratória grave e morte em crianças menores de 5 anos, principalmente entre os menores de 1 ano, o Ministério da Saúde decidiu pela inclusão da vacinação no calendário nacional de vacinação infantil.

Toda a população entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias não vacinada ou com esquema vacinal incompleto de acordo com a faixa etária, é elegível para vacinação de rotina no calendário nacional de vacinação infantil. Neste momento, a vacina Covid-19 disponibilizada pelo Ministério da Saúde será do laboratório Pfizer com esquema vacinal de 3 doses.

A Pfizer Baby, disponível para vacinação das crianças entre 6 meses e menores de 5 anos está disponível em todas as unidades de saúde (exceto Crab Paulista). Porém, devido ao quantitativo de doses que o município recebeu, as unidades farão um agendamento local para otimizar o frasco (que contém 10 doses). A meta é vacinar pelo menos 90% dessa população.

Para os grupos prioritários:

Os grupos prioritários são pessoas com 5 anos de idade ou mais e com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para formas graves da doença. Por isso, essas populações têm indicação de dose anual ou a cada seis meses, dependendo do grupo, independentemente do número de doses prévias de Vacina Covid-19: • Pessoas com 60 anos ou mais: 6 meses; • Pessoas imunocomprometidas: 6 meses; • Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto): 6 meses; • Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus colaboradores: Anual; • Indígenas: Anual; • Quilombolas: Anual; • Trabalhadores da saúde: Anual; • Pessoas com deficiência permanente: Anual; • Pessoas com comorbidades: Anual (listagem abaixo com a relação das comorbidades); • Pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos): Anual; • Funcionários do sistema de privação de liberdade: Anual; • Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas: Anual; e • Pessoas em situação de rua: Anual.

Ressalta-se que os esquemas primários de vacinação contra a Covid-19 não mais serão recomendados rotineiramente para as pessoas com 5 anos ou mais de idade que não fizerem parte do grupo prioritário. Contudo, se um indivíduo que não tenha sido vacinado anteriormente (nenhuma dose prévia) ou que tenha recebido apenas uma dose da vacina contra a Covid-19 e optar por se vacinar, poderá iniciar e/ou completar o esquema primário de vacinação. Esse esquema consiste em duas doses da Vacina Covid-19 Pfizer Bivalente (12 anos ou mais de idade) ou Pfizer pediátrica (de 5 a 11 anos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima