Evento – “Sustentabilidade em foco” desperta interesse na criação de Comitê

Adalberto Maluf Filho (esquerda) recebe homenagem de Juca, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba. Crédito: Divulgação

 

Com o objetivo de conhecer mais as ações do governo perante a Sustentabilidade, e reunir um público que tenha a intenção de aprofundar o tema, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região, pioneiro em boas práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança), promoveu o evento “Sustentabilidade em Foco – ESG em Pauta”, que contou com a presença de Adalberto Maluf Filho, Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

O evento aconteceu na manhã de sexta (8), no Clube Recreativo dos Metalúrgicos, reuniu autoridades, como o deputado estadual Helinho Zanatta e a deputada estadual Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel. Além de secretários municipais, vereadores, lideranças de associações e sindicatos, representantes de empresas e alunos do 3º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, destaque no World’s Best School Prizes 2023, Prêmio de Melhores Escolas do Mundo, com o projeto Lugar De Lixo Não é No Chão… Tenha Mais Educação, que apresentaram seu projeto ao público presente, e homenagearam o Secretário Nacional e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região, Wagner da Silveira (Juca).

O responsável pelo setor do Meio Ambiente do Sindicato, David dos Santos Cruz, apresentou as ações práticas sustentáveis já implantadas pela entidade, entre elas, a instalação de placas de energia solar, no Clube Recreativo, sendo 426 módulos, que pode gerar uma economia de até 90% na conta de luz, a garantia da segurança adotada pela  Geral de Proteção de Dados (LGPD), além dos projetos sociais, Sorriso Cidadão, que realiza atendimento odontológico nas escolas municipais de Piracicaba e Região e o Indústria do Amanhã, uma parceria com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras (Simespi), que visa fomentar o desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social por intermédio de cursos profissionalizantes e a inserção no mercado de trabalho.

Segundo o Secretário Nacional, Adalberto há uma satisfação grande em ver o Sindicato dar esse grande passo a favor da Sustentabilidade. “O Sindicato está de parabéns pela brilhante iniciativa. É importante ressaltar que agenda ambiental está totalmente atrelada ao Desenvolvimento Industrial, e o Sindicato faz parte disso”.

Para ele, o discurso mundial e toda a preocupação deve ser voltado ao clima, e a indústria também tem uma grande responsabilidade “Em um mundo globalizado e competitivo, é importantíssimo o Brasil se adequar as necessidades e práticas do ESG para agregar valor aos processos, se preparar para criar produtos e serviços que se integrem a nova legislação, e com isso, concorrer de igual para igual com os outros países, que já adotaram boas práticas há tempo”.

Existem vários projetos de responsabilidade da pasta do Ministério do Meio Ambiente, entre eles, a transformação energética e o desenvolvimento de parcerias com o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para impulsionar investimentos externos em projetos de baixo carbono no Brasil. A expectativa é que o país receba até US$ 3 bilhões para combater os efeitos da emergência climática e acelerar a transformação ecológica.

Para o presidente do Sindicato, Juca as práticas voltadas aos cuidados com a Sustentabilidade devem estar em toda a parte “Nós vemos as crianças aqui presentes, sendo educadas para esse cuidado. E nossa responsabilidade é estar atento às ações dentro e fora das empresas”.

O presidente afirmou que um encontro como esse é o momento de despertar novas ações, “Em conversa hoje com os representantes das empresas, já pensamos em estruturar um Comitê voltado ao ESG, e as empresas terão todo o nosso apoio. Vamos gerar um espaço para apresentar novidades, compartilhar informações e colocá-las em ação”, ressalta Juca.

E para encerrar o evento, que aconteceu no Dia Internacional das Mulheres, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana, Renata Aguiar de Souza, foi a mulher homenageada pelo trabalho dedicado a cuidar e preservar dos espaços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima