Educação – OSP retoma o projeto Música nas Escolas

O repertório da OSP conta com canções do mundo infantil, de grupos como Balão Mágico, do game Mário Bros e dos filmes A Pantera Cor de Rosa e Frozen. CRÉDITO: Divulgação

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), o projeto Música nas Escolas retomou suas atividades na quarta-feira (6), nas unidades da Rede Municipal de Educação.Ao todo, 24 escolas municipais serão contempladas pelo projeto, sendo 12 de educação infantil e as outras 12 de ensino fundamental. As apresentações seguem até o mês de setembro.

Divididos em quartetos, os músicos da OSP se apresentam nas escolas municipais em três grupos de instrumentos: madeira (flauta, oboé, clarinete e fagote), metais (trompa, trompete, trombone e tuba) e cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo).

No dia 6, os alunos do período da manhã das escolas municipais Antônia Benedita Eugênio, de Ensino Fundamental, e Ana Maria Fontabelli Avansi, de Educação Infantil, foram as primeiras a receber as apresentações do grupo de músicos da OSP. O repertório conta com canções do mundo infantil, de grupos como Balão Mágico, do game Mário Bros e dos filmes A Pantera Cor de Rosa e Frozen. As apresentações têm duração de cerca de 50 minutos, e ao final, os músicos da OSP apresentam, de forma lúdica, os instrumentos para os alunos.

Aline Rossini, supervisora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação e coordenadora do projeto, explica que a participação em atividades musicais estimula o desenvolvimento cognitivo, aprimorando habilidades como a concentração, a memória e a capacidade de resolver problemas de forma criativa. “Além disso, a música é um veículo poderoso para o desenvolvimento de habilidades sociais, colaboração e trabalho em equipe. Participar de um projeto musical enriquece não apenas o currículo escolar, mas também a vida de cada aluno envolvido. São lições valiosas que ultrapassam as salas de aula e serão levadas para toda a vida.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima