“Vem para o PCJ!” – Encontro acontece dia 13, em Bragança Paulista

Com o objetivo de incentivar e integrar os jovens na gestão dos recursos hídricos, o 2º Encontro do Movimento “Jovem, vem para o PCJ!” será realizado no próximo dia 13, das 8h30 às 13h, no auditório do campus da Universidade São Franscisco, em Bragança Paulista. O evento é idealizado e promovido pela Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês PCJ, com o apoio da Agência das Bacias PCJ. O público-alvo é formado por jovens interessados na temática de recursos hídricos e sustentabilidade. É necessário realizar a inscrição gratuita no link: https://bit.ly/Inscricao_JovemPCJ2024.

Nesta edição, o evento vai abordar quatro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU (Organização das Nações Unidas) e relação deles com a temática de recursos hídricos e a realidade das Bacias PCJ. São eles, o ODS 6: Água e Saneamento; o ODS 13: Água e sua relação com a crise climática; o ODS 14: Comunidade de Água Doce e Salgada; e o ODS 15: Ar puro, água e alimentos.

A iniciativa tem como objetivo inspirar para que novos integrantes dos Comitês PCJ se interessem pela problemática da água, buscando uma abordagem integrativa dos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Por este motivo, os ODSs serão transversais a todos os temas que serão abordados.

A coordenadora da CT-EA, Ana Lúcia Floriano Rosa Vieira, ressalta que o objetivo de envolver os jovens nos Comitês PCJ é fortalecer a gestão hídrica integrada e descentralizada. “Isso visa preencher lacunas na representatividade tripartite dos Comitês, composta pelo poder público, usuários de água e sociedade civil, incluindo os jovens. A participação ativa dos jovens busca aproximar a tomada de decisões das comunidades locais. A maturidade do colegiado é oportuna para trocas de experiências com os jovens, contribuindo nas discussões sobre a gestão dos recursos hídricos. Os Comitês desempenham um papel fundamental na elaboração de políticas públicas para a gestão das águas”, reforçou Ana Lúcia.

“A expectativa nesta segunda edição do evento é pavimentar uma trajetória que contribua com a sustentabilidade na gestão hídrica, promovendo a inclusão da discussão científica e tecnológica de caráter multidisciplinar, a equidade de poder e a colaboração entre os diferentes atores no processo de tomada de decisão”, complementou a coordenadora-adjunta da CT-EA, Adriana Sacioto Marcantonio.

Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato com a CT-EA dos Comitês PCJ pelo e-mail: [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima