Mathematics – Professor da Esalq edita revista que trata sobre ciência de dados

Edwin Moises Marcos Ortega, docente do departamento de Ciências Exatas da Esalq. CRÉDITO: Gerhard Waller

 

O professor Edwin Moises Marcos Ortega, do departamento de Ciências Exatas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, será o editor-chefe de uma edição especial da revista Mathematics. A partir do convite realizado pela editora, o professor Ortega será o editor da edição que abordará “Application in Computational Statistics and Data Science”. Segundo o professor da Esalq, a ciência de dados é um campo multidisciplinar que envolve técnicas computacionais, matemática aplicada, inteligência artificial (aprendizado de máquina, redes neurais), estatística e otimização, com o objetivo de resolver analiticamente problemas complexos, utilizando conjuntos de dados extensos como núcleo das operações.

“Esta Edição Especial está sendo planejada para promover a pesquisa em técnicas estatísticas intensivas em computação modernas e sofisticadas, bem como em métodos de ciência de dados com diversas aplicações”, comenta em sua mensagem oficial destinada à comunidade científica da área.

A revista Mathematics publica artigos de alta qualidade e revisados por pares que abordam tanto a matemática pura quanto a aplicada. A revista destaca artigos dedicados ao tratamento matemático de questões que surgem em física, química, biologia, estatística, finanças, ciência da computação, engenharia e sociologia, especialmente aqueles que enfatizam aspectos analíticos/algébricos e novos problemas e suas soluções. Uma das missões da revista é servir matemáticos e cientistas por meio da publicação rápida de avanços significativos em qualquer ramo da ciência e tecnologia, além de fornecer um fórum para a discussão de novos desenvolvimentos científicos.

Interessados em submeter artigos poderão fazê-lo até 31 de janeiro de 2025. Saiba mais em www.mdpi.com/journal/mathematics.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima