A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) deu início ontem (4) a sua programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08/03. As primeiras atividades foram com as usuárias do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Piracicamirim e pessoas atendidas pela Equipe Volante, no Centro Comunitário do Eldorado. Durante todo o mês, rodas de conversa, acolhidas temáticas, serviços de beleza, palestras e momentos de interação devem mobilizar mulheres de vários bairros da cidade.
Lesli Aro da Cruz participou da atividade com o fisioterapeuta Robson Oliveira, convidado pela Equipe Volante para falar sobre prevenção com práticas de exercícios e fortalecimento físico e promover a ginástica laboral. “Tenho um problema metabólico e essa atividade me ajudou a refletir sobre a importância do bem-estar do meu corpo, visando a melhora do sono, qualidade na alimentação e maior autonomia. Um grande presente para nós, neste mês das mulheres”, comentou.
No Cras Piracicamirim, a Acolhida reuniu não apenas mulheres, mas homens também e, além da apresentação dos serviços da Assistência Social e orientações sobre o acesso aos serviços públicos. Todos ganharam uma lembrança confeccionada pela equipe, como homenagem à data.
Hoje (5), acontece cine debate e artesanato na Estação Idoso; na quarta, roda de conversa com o tema “Você sabe como o bem estar do seu corpo pode proporcionar melhor qualidade de vida?”, com o fisioterapeuta Robson Oliveira no salão da Capela São Francisco, bairro Bartira e ioga para mulheres atendidas pelo Cram. Na quinta, dia 07, sequência das atividades de cine debate e artesanato na Estação Idoso.
No dia 08/03, haverá roda de conversa e serviços de beleza para usuárias do Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Parque Piracicaba e do Cras Vila Sônia;
evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher no Centro Social do Novo Horizonte; palestra sobre saúde da mulher e grupo Cras com Elas, no Crab Piracicamirim; roda de conversa sobre a história do Dia Internacional da Mulher, café da manhã e entrega de kits de higiene para mulheres em situação de rua, no Centro Pop.
Na sexta, o Centro Social do Novo Horizonte receberá evento em comemoração à data, para pessoas atendidas no território. No dia 13, roda de conversa, com o tema Segurança Alimentar e Alimentação Saudável, com o nutricionista Matuzi Neptune, da Coordenadoria de Segurança Alimentar, no CCInter Jardim Oriente. No dia 14/03, acontecerá apresentação do curta-metragem Vida-Maria, uma reflexão a respeito do ser mulher na atualidade, com usuários do Cras Piracicamirim.
Euclidia Fioravante, secretária da Smads ressalta que as ações são realizadas com o objetivo de relembrar a força e a continuidade da luta da mulher. “Os serviços da Assistência Social tem atuado fortemente pela garantia de direitos das mulheres e essa atuação tem refletido diretamente nos atendimentos e acompanhamentos diários”, aponta.
Para finalizar a programação, entre os dias 21 e 28/03, serão realizadas ações de desfile Ser mulher, um ser diverso, no Cras Mário Dedini; roda de conversa sobre o Dia Internacional da Mulher, nos Centros Sociais do Novo Horizonte e Santo Antônio; rodas de conversa sobre autocuidado, com profissionais do Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), no Centro Social Vila Cristina e roda de conversa com mulheres atendidas pelo Centro Pop.