Bruno Roza
Entre investimentos robustos e trabalho sério, uma verdadeira transformação está acontecendo na Educação Municipal de Piracicaba e você, caro leitor, tem o direito de saber. A rede, considerada de grande porte e localizada no Estado mais rico da federação, congrega atualmente mais de cinco mil trabalhadores efetivos e terceirizados, responsáveis pelo atendimento de 36 mil alunos em nossas 125 unidades escolares: creches, pré-escolas e fundamental ciclo 01. Uma operação diária complexa e desafiadora, assumida por uma equipe comprometida com a construção do futuro da comunidade piracicabana, através da educação de nossas crianças. A escola pública em Piracicaba, apesar de todos os desafios postos em nível Brasil, resiste, avança e merece ser defendida por todos nós.
Nosso programa de recuperação, manutenção e conservação das escolas acontece, alcançando a marca de 83% de unidades atendidas. Até o final do ano, todas as escolas municipais de Piracicaba estarão reformadas e em boas condições de atendimento. Aqui, cabe destacar uma decisão de gestão do Prefeito Luciano Almeida: como falar em qualidade da educação, com escolas literalmente caindo aos pedaços? Escolas que por quase 30 anos não viam uma mão de tinta. Não há qualidade quando crianças tomam banho frio por conta de chuveiros queimados. Professores lecionando em salas cheias de mofo e rachaduras, com ventiladores quebrados. Escolas construídas sem drenagem pluvial, com sérios vícios construtivos, pisos cerâmicos comprometidos, sem falar das quadras, que, por conta do compartilhamento com as comunidades, de forma imposta, sem diálogo e acordo com as escolas, foram vandalizadas. Foi esse o cenário encontrado pela gestão em 2021 e que estamos enfrentando. A construção de novas unidades é importante, mas deixar de cuidar daquelas que existem representa uma falha grave de gestão. Estamos fazendo aquilo que outros não fizeram. Terá faltado tempo ou cuidado com as nossas crianças? Tenham respeito pelo trabalho sério que está sendo feito nas escolas municipais.
Sobre a expansão da rede, trago excelentes notícias. Estamos iniciando a construção de uma nova escola de ensino fundamental no bairro Nova Iguaçu, com ordem de serviço sendo expedida. O restauro e construção da escola de educação infantil em Artemis também deve acontecer, além da construção de escola de educação infantil e ensino fundamental em Santana. Nossa Secretaria está trabalhando para a oferta de creche no centro comunitário do bairro Jardim Ipanema, além de finalmente concluirmos as obras da escola de educação infantil do bairro Tatuapé, após solucionarmos um grave problema administrativo ocorrido no ano de 2020. Com os investimentos em novas unidades, mais de mil novas vagas serão criadas para a rede municipal de Piracicaba.
Com gestão, planejamento e mapeamento da rede, criamos 1.154 novas vagas integrais nos últimos dois anos, alcançando o expressivo índice de 51% de atendimento integral na educação infantil. Para nós, colaborar com as famílias, em especial às mães trabalhadoras, é prioridade!
E aqui vai outra informação importante sobre a nossa rede municipal: temos vagas disponíveis. Levantamento do setor de Planejamento da Secretaria aponta a oferta de 1.861 vagas livres no ensino fundamental. Para os pequenos, são 878 vagas disponíveis em creches e 757 vagas na pré-escola. Com cuidado e de forma pontual, o desafio posto é auxiliar as famílias no encontro das vagas em suas regiões, para isso criamos o setor de Informações Públicas.
Muitas outras ações positivas estão acontecendo em nossa rede. Logo trago para você, caro leitor, mais uma série de boas notícias, e talvez você possa sentir, assim como eu estou sentindo enquanto escrevo, um orgulho danado do trabalho feito por milhares de mãos comprometidas com o futuro de Piracicaba. Tenhamos orgulho da escola que estamos construindo.
______
Bruno Roza, secretário municipal de Educação de Piracicaba