A fragilidade na escolarização é um dos fatores que reforça o quadro de vulnerabilidade social de indivíduos e grupos, disse o vereador Pedro Kawai (PSDB), durante a 4ª Reunião Ordinária da Câmara, nesta quinta-feira (15). “Alguma coisa tem que melhorar no atendimento social em nossa cidade, principalmente para as crianças e adolescentes”, pontuou.
Sua declaração foi motivada frente ao aumento das denúncias nos últimos anos de situações que envolvem crianças e adolescentes na cidade: foram 43 em 2020 e 86 em 2023. Kawai informou que a cidade computou, em 2020, oito crianças em situação de rua, dado que saltou para 14 em 2022 e, em 2023, 12 crianças.
Segundo ele, tais números justificaram a criação do Conselho Tutelar 3, aprovada pela Câmara em projeto de lei enviado pelo Executivo no primeiro semestre do ano passado. “A gente sabe que a criança fora da escola está exposta, está correndo risco. E, muitas vezes, a violência acontece nos próprios lares”, avaliou ele, que no início de sua declaração defendeu que o Executivo melhore a infraestrutura para o terceiro Conselho Tutelar.