Caldeirão Político

VISITA

O titular da Secretaria da Ação Cultural (Semac), Carlos Beltrame (direita), visitou ontem (20), a redação de A Tribuna Piracicabana, e foi recebido pelo diretor Evaldo Vicente. Beltrame disse que o seu trabalho na pasta, conforme orientação do prefeito Luciano Almeida (PP), “é descentralizar as atividades culturais no Município, atendendo a população dos bairros com muita arte e despertando talentos”. Incentivador, o secretário Beltrame destacou “o ótimo trabalho desenvolvido pela A Tribuna, citando a coluna Pirarazzi, de Elson de Belém”. Obrigado.

 

PESAR

O IPEDD (Instituto Piracicabano de Estudos e Defesa da Democracia) manifestou, publicamente, pesar pela morte de Joel Cardoso de Oliveira, ocorrida no domingo (18). “Ícone da comunicação popular, generoso e carismático, foi um grande lutador pela Democracia. Deixa um enorme legado e é merecedor de toda nossa homenagem”, escreveu o IPEDD. Joel atuou, com bastante ênfase, na Casa do Hip Hop, e foi um ativista presente em diversas causas progressistas em Piracicaba.

 

‘FICARIA DOENTE’ – I

Em discurso como líder partidário na Câmara, no último dia 8, o vereador Paulo Campos (Podemos) relatou ter sido questionado por outro parlamentar sobre a grande quantidade de atendimentos em seu gabinete em um dia: “esse vereador disse para mim: ‘você é louco, você vai ficar doente de atender esse povo’. Eu falei não, não vou ficar doente. Se fui eleito e fui o segundo mais votado, é porque essa população confiou em mim”, disse.

 

‘FICARIA DOENTE’ – II

O Capiau, idoso e cansado, não tem um levantamento sobre a quantidade de pessoas que visitam o gabinete de Paulo Campos, mas sabe que a sala no 2º andar do prédio anexo da Câmara é uma das mais requisitadas. É uma característica do parlamentar que, hoje, é pré-candidato a prefeito. “Eu ficaria doente se não atendesse”, concluiu Campos.

 

CONQUISTA

Josef Borges, vereador com enfoque no Distrito de Ártemis, classificou como “uma conquista” a instalação de câmeras nas rotas de entrada e saída daquela região. A fala também teve contornos de prestação de contas do parlamentar: “Há dois anos temos lá um índice de 6 roubos e furtos por ano; saímos, em 2018, de 72 roubos e furtos e agora estamos com 6”, disse

 

FALTA D’ÁGUA

O vereador Zezinho Pereira (União Brasil) usou o tempo de liderança, no último dia 15, para comentar a abertura de inquérito pelo Ministério Público sobre a falta d’água na cidade. Ele salientou também a necessidade de acompanhamento pelo órgão sobre buracos nas vias públicas. “É importante fazer recape, mas vamos tapar os que estão causando acidentes”, disse.

 

‘NADA FOI FEITO’

Os alagamentos registrados em pontos da cidade no último dia 13 foram criticados pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL). O parlamentar exibiu vídeos que mostram grandes fluxos de água em vias da cidade, como na avenida Armando de Salles Oliveira e na rua do Vergueiro. “Olha a situação da Armando Salles, parece um rio dentro da cidade. E nada foi feito nesses três anos. [Eu] critico também as outras gestões, cobrei. É um absurdo a falta de estrutura”, disse.

 

CARNAVAL – I

A diversão propiciada pelo Carnaval de rua de Piracicaba foi destacada pela vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua. “O Carnaval foi muito bacana este ano”, exaltou a parlamentar, que parabenizou os líderes de cordões e blocos e a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) pela organização, “colaborando para que fosse um sucesso”.

 

CARNAVAL – II

Sem dúvida, o Carnaval deste ano na cidade foi um sucesso. E este Capiau, que não é muito da folia, ficou com a ‘pulga atrás da orelha’. Anos atrás, a cidade perdeu a então tradicional ‘Descida da Sapucaia’, que, ano após ano, foi sendo minada e, por fim, destruída. E hoje brotam blocos e mais blocos com diferentes propostas e todos ocupando o espaço público com festa e diversão. Será que a Semac atual sabe mais de folia do que a anterior? Perguntar nunca ofende.

 

ELEITORAL — I

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realiza, na próxima sexta (23), a partir das 16h30, cerimônia de posse solene do seu novo presidente, desembargador Silmar Fernandes, e do vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador José Antonio Encinas Manfré. A solenidade ocorrerá no Salão dos Passos Perdidos, na sede do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Centro da capital, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-SP no Youtube.

 

ELEITORAL — II

O evento no TJSP marca a posse solene dos magistrados, que foram eleitos por aclamação, pelo critério de antiguidade, e tomaram posse formal durante sessão do Pleno do TRE-SP de 18 de dezembro passado. Eles ficarão à frente do TRE-SP no biênio 2024-2025. O desembargador Silmar Fernandes é o 49º presidente do TRE-SP. Estará na direção do tribunal paulista durante as eleições municipais de 2024, quando mais de 34 milhões de pessoas devem ir às urnas em todo o estado para escolher os novos ocupantes das prefeituras e câmaras de vereadores.

 

MOTTA — I

Luiz Carlos Motta foi reeleito presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários), com 100% de aprovação. O pleito ocorreu segunda (19), na sede central da Federação, na Capital Paulista. O mandato é de cinco anos. A Federação engloba 72 Sindicatos. A Fecomerciários representa, só no Estado de São Paulo, aproximadamente 2 milhões e 500 mil trabalhadores e trabalhadoras e é filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).

 

MOTTA — II

É a maior categoria de trabalhadores urbanos que, em todo o Brasil, atinge aproximadamente 12 milhões de empregados. Motta também preside a CNTC. É o único representante dos Comerciários na Câmara Federal. Motta cumpre o segundo mandato como deputado federal (PL/SP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima