A Câmara Municipal de Piracicaba enalteceu os organizadores da quarta edição da Festa Literária de Piracicaba, a FliPira 4.0, com a entrega de três Votos de Congratulações, por iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB). São eles o IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), a APL (Academia Piracicabana de Letras) e o Instituto Pecege.
A FliPira 4.0 aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no Parque do Engenho Central, com oficinas, apresentações musicais, concurso literário, sarau literário, lançamentos de livros, contação de histórias e peças teatrais. Esta edição valorizou o legado de um dos pioneiros da literatura, o escritor Thales Castanho de Andrade.
Os Votos de Congratulações são provenientes dos requerimentos 1113, 1114 e 1115, todos de 2023, e as entregas aconteceram na manhã desta segunda-feira (19), no Salão Nobre Helly de Campos Melges.
Durante a entrega das homenagens, o vereador Pedro Kawai lembrou que o Voto de Congratulações é um documento oficial da Casa, que reconhece ações, entidades, empresas e pessoas pelo trabalho de relevância no município. “Proporcionar o acesso à literatura para uma cidade do tamanho e da importância de Piracicaba, com certeza, é de extrema relevância. Para nós, da Câmara, é um momento importante, pois temos a chance de reconhecer esse trabalho e esse esforço”, declarou.
Segundo o presidente IHGP, Edson Rontani Jr, aproximadamente 5 mil pessoas acompanharam as atividades da Flipira em 2023. “A gente fica orgulhoso de ver a juventude presente, refletindo nessa ação desenvolvida no Engenho Central. A parceria é tudo: se não fosse a união da Câmara, do Executivo, do Pecege e de demais entidades, não teríamos esse público. Andarmos de mãos dadas é necessário”, disse.
Na mesma linha, o presidente APL, Vitor Pires Vencovsky, citou o envolvimento de várias frentes para o evento ser realizado. “Passamos quase o ano todo planejando esse projeto e ele aconteceu com sucesso, por isso, esse reconhecimento da Câmara é importante, dá ânimo a todos para continuarmos as próximas edições.”
Já o Fundador do Instituto Pecege, Pedro Valentim Marques, agradeceu ao vereador por preocupar-se com a cultura, assim como os presidentes da APL e do IHGP. “É através da cultura e do conhecimento que mudamos a sociedade. O Pecege não pode ser conhecido apenas como aquele prédio bonito, que construímos recentemente no bairro Santa Rosa, mas com um ponto de cultura de Piracicaba”, definiu.