Mostra – Batom, Lápis & O Que Elas Quiserem anuncia artistas selecionadas em 2024

Tira da Larte Coutinho, do Brasil

 

A Batom, Lápis & O Que Elas Quiserem, que antes era chamada de Batom, Lápis & TPM, a tradicional mostra paralela do Salão Internacional de Humor de Piracicaba exclusiva para artistas mulheres, vai expor 140 obras na edição de 2024. Os trabalhos foram produzidos por 63 mulheres de 12 países. A mostra será aberta dia 9/3, às 19h, no Armazém 14 do Engenho Central.

A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Cedhu (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba) e Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Batom, Lápis & O Que Elas Quiserem é uma exposição de artes gráficas realizada desde 2011 como programação oficial do Cedhu Piracicaba e propõe estimular e oferecer espaço a artistas (amadoras ou profissionais) brasileiras e estrangeiras para mostrar suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher.

Os temas mais recorrentes desta edição é liberdade da mulher, tributo a artistas já falecidas, como Elza Soares e Rita Lee, desafios da maternidade e violência contra a mulher. Serão expostos cartuns, caricaturas, tiras, charges e esculturas.

“Ano a ano essa mostra nos surpreende pelo crescimento e qualidade dos trabalhos e temáticas abordadas. O mais legal de tudo isso é que a mostra funciona como um pontapé inicial para a carreira de muitas mulheres que, a partir daqui, tomam coragem para mandar trabalhos para o Salão de Humor e até salões de outros países. É um celeiro de artistas incríveis!”, destaca o diretor do Cedhu, Junior Kadeshi.

Carlos Beltrame, o secretário da Ação Cultural, fala da pluralidade desta edição do Batom, Lápis & O Que Elas Quiserem. “Recebemos artistas de diferentes partes do Brasil, além de trabalhos com traços de mulheres do Irã, Alemanha, Bélgica, Turquia, Itália, Bulgária, entre outros cantos do mundo. Cada uma com sua particularidade e visão de mudo, e todas as obras com muita qualidade técnica e na mensagem”.

 

SERVIÇO – Batom, Lápis & O Que Elas Quiserem 2024. Abertura: 9/3, às 19h, no Armazém 14 do Engenho Central. Entrada gratuita. Avenida Maurice Allain, 544. Mais informações pelo telefone (19) 3434-8605.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima