Benefício é suspenso quando a Pessoa Com Deficiência (PCD) está trabalhando e pode ser reativado no caso de dispensa; participantes podem enviar dúvidas ao evento
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), realiza no próximo dia 27 uma palestra com o objetivo de orientar beneficiários e empresários sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O evento acontece no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central, e os participantes poderão enviar suas dúvidas para serem respondidas durante a palestra. As inscrições podem ser feitas até dia 25.
O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal, pago pelo governo federal, à Pessoa Com Deficiência (PCD) que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família. O principal objetivo da palestra é orientar sobre como funciona o processo de suspensão do benefício quando a pessoa com deficiência é contratada e registrada por uma empresa, e como fazer para reativar no caso de dispensa do trabalhador.
“Uma das dificuldades das empresas em contratar pessoas com deficiência é em relação ao Benefício de Prestação Continuada, porque ao serem admitidos por uma empresa, os profissionais entendem que perdem esse benefício, quando na realidade o BPC fica suspenso. Por isso é muito importante a orientação do INSS, através dessa palestra, para ajudar a esclarecer estas dúvidas”, explica o secretário da Semdettur, José Luiz Ribeiro.
Podem se inscrever tanto os beneficiários como empresas, instituições de ensino, conselhos municipais, entidades de inclusão e o público em geral. Ao preencher o formulário de inscrição, os participantes poderão enviar suas dúvidas, que serão respondidas pela coordenadora do Programa de Educação Previdenciária do INSS de Piracicaba, Mônica de Oliveira Pasini, em uma roda de conversa ao final da palestra.
Além da coordenadora do programa, que vai ministrar a palestra, o evento terá a participação das técnicas do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), Giselle Lima e Patricia Mayara Pereira, que falarão sobre atualização de laudos e empregabilidade da pessoa com deficiência.
SERVIÇO – Palestra gratuita Conheça mais sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), Reabilitação Profissional e Aposentadoria da Pessoa com Deficiência”, às 10h do dia 27, no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central. As inscrições podem ser feitas entre os dias 14 e 25, pelo formulário na internet: https://forms.gle/nStZvBy3KPc9gacy5.