Defesa Civil – Chuvas registram acúmulo de 64 mm; força-tarefa nas ruas

Secretaria realiza a limpeza da avenida Thales Castanho de Andrade, no Parque dos Eucaliptos. Crédito: Divulgação/CCS

 

Defesa Civil registrou pontos de alagamento e queda de quatro árvores; chuvas começaram na terça à noite e continuam na madrugada de quarta

 

 

A forte chuva que ocorreu em Piracicaba no início da noite de terça (13) e durante a madrugada de quarta (14) causou estragos em alguns pontos da cidade. Com acúmulo de 64,3 mm, a Defesa Civil registrou pontos de alagamento nas avenidas Armando de Salles Oliveira e 31 de Março, e nos bairros Maracanã, Morumbi, Nova Iguaçu e Centro. Também foram registradas quedas de quatro árvores, nos bairros Balbo, Artemis, Pauliceia e Centro. Não há registro de vítimas nem desabrigados.

Força-tarefa da Prefeitura, integrada pela Defesa Civil e diversas secretarias, tem atuado desde a manhã de ontem (14), para amenizar os estragos.

No bairro Parque 1º de Maio, a Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel) executou a limpeza e desobstrução de galerias no córrego Água Branca, próximo à avenida Laudelina Cotrim de Castro.

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) realiza a limpeza da avenida Thales Castanho de Andrade, no Parque dos Eucaliptos, que foi invadida pela lama após a chuva. A limpeza deve terminar ainda hoje.

A Secretaria de Saúde informou que, devido a forte chuva de ontem, registrou problemas pontuais nas UPAs Vila Sônia e Anexo da UPA Piracicamirim, porém não houve necessidade de interrupção dos atendimentos. Estas duas e as demais unidades seguem atendimento normal a população. Nas unidades de Atenção Básica e Secundária não foram registrados problemas devido às chuvas.

ATENÇÃO – A previsão de chuva para amanhã é de apenas 12 mm; de qualquer forma, a Defesa Civil segue monitorando rios e pontos de alagamento. Às 16h, o rio Piracicaba estava com 2,39 metros de altura de nível e 163 m3 de vazão, em estado normal. O rio chega ao estado de atenção ao atingir 3,2 metros; ao estado de alerta aos 3,7 metros e ao estado de emergência com 4,2 m e extravasa ao atingir os 4,7m.

Os pontos que podem alagar em Piracicaba são: avenida Armando de Salles Oliveira, entre o Terminal Central de Integração (TCI) e avenida Independência; avenida 31 de Março e rua Gomes Carneiro com rua Santa Cruz. Motoristas e pedestres devem evitar esses locais em caso de chuvas fortes.

Quanto ao rio Piracicaba, em caso de transbordamento, os pontos de alagamento ficam na região da Rua do Porto, avenida Beira Rio, Bongue, avenida Cruzeiro do Sul, avenida Jaime Pereira, Ondas, Algodoal, Ondinhas, São Francisco, Estoril, Jupiá, Gran Park e Ártemis. No caso do rio Corumbataí, os pontos que podem alagar ficam em Santa Terezinha, Vila Rios e IAA-Bessy.

As pessoas que vivem em áreas de risco e se sentirem em perigo podem ligar para os telefones 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Civil), Corpo de Bombeiros (193) e solicitar apoio. A Defesa Civil do Estado de São Paulo disponibiliza um canal de informações para a população que alerta para eventos meteorológicos. Para receber os informes no celular, basta enviar um SMS com o número do CEP da residência para o número 40199. Informações gerais podem ser acessadas em: http://www.spalerta.sp.gov.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima