Reconhecimento – Piracicabano receberá comenda ‘Grande Líderes do Axé 2023’

O piracicabano Ademir Barbosa Júnior (Pai Dermes de Xangô) é um dos homenageados no Tributo aos Grandes Líderes do Axé 2023, evento organizado pela FENAORG (Pai Genildo de Oxóssi). O nome de Dermes foi indicado por Pai Joãozinho Galerani (Terreiro da Vó Benedita, de Campinas), fundador e primeiro presidente da Associação dos Religiosos de Matriz Africana de Campinas (ARMAC), atualmente presidida pela Ekédy Edna Lourenço.

Segundo Dermes, “2023 marca o retorno das giras públicas num espaço emprestado em Piracicaba. Tivemos várias sedes alugadas em Santa Catarina, onde o terreiro foi aberto em 2015, e, no estado de São Paulo, durante a pandemia, tocamos o Projeto Itinerante em algumas cidades, de Campinas a Embu das Artes, passando por Jundiaí. Nosso terreiro tem alma cigana, com filhos(as) de Campinas, Araraquara, além de Piracicaba, claro.

Todas as atividades são voluntárias, gratuitas e, nesses nove anos de casa aberta, já desenvolvemos projetos comunitários.” Por esse motivo, continua Dermes, “o reconhecimento se deve ao coletivo, não apenas ao Pai da casa”. O evento será no dia 14 de abril, em São Paulo.

Com dezenas de livros publicados (alguns premiados e com traduções para diversos idiomas, Ademir Barbosa Júnior é Doutorando em Comunicação pela UNIP (bolsa CAPES/PROSUP), Mestre em Literatura Brasileira pela USP, onde também se graduou em Letras. O autor também é Doutor honoris Causa pelo MCNG-IEG (2018) e pela FEBACLA (2019) e Pós-graduado em Ciências da Religião pelo Instituto Prominas. Nascido em Piracicaba em 02/8/1972, desde 2019 é patrono e titular da cadeira 62 da Academia Independente de Letras (sede em Pernambuco), com a divisa “Axé”. Em Piracicaba idealizou e coordenou inúmeros projetos culturais e o Fórum Municipal das Religiões de Terreiro (2011-2014), produziu curtas-metragens com temática dos Orixás e dirige, em Piracicaba, a Tenda de Umbanda Caboclo Jiboia e Zé Pelintra das Almas, fundada em 2015, em Blumenau – SC, que já teve um Projeto Itinerante em várias cidades do Estado de São Paulo. Em 2014 presidiu o Fórum Europeu de Umbanda, em Leiria, Portugal, e em 2015 foi o vice-presidente do Fórum Catarinense de Umbanda, em Blumenau. É Ogã há 22 anos do Ile Iya Tunde (hoje sediado em Embu das Artes – SP), com a dijina Tata Obasiré. Recebeu o Troféu Abolição – Instituto Educacional Ginga (Câmara Municipal de Limeira, 27 de julho de 2012); o Diploma Cultura de Paz – Fundação Graça Muniz (Salvador, 07 de março de 2013); o Diploma Zumbi dos Palmares (Câmara Municipal de Campinas, 20/11/2014), o Troféu 1º. Jovens do Axé (Câmara Municipal de São Paulo, 07/10/2015) e o título de Embaixador das Religiões de Matriz Africana no Estado de São Paulo (Terreiro da Vó Benedita – Campinas – SP, 19/01/2018).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima