AMIGA DA SANTA CASA
O provedor da Santa Casa de Piracicaba, Alexandre Valvano Neto, e a deputada Professora Bebel com o certificado de Amiga da Santa Casa, durante evento em que a parlamentar anunciou a destinação de um aparelho de hemodinâmica, que está sendo articulado no Ministério da Saúde.
BOLSONARO
As linhas estão embaraçadas para o Partido Liberal (PL), que tem história na política brasileira. Se possível uma análise rápida dos episódios que envolvem o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, presidente de honra da legenda, para este Capiau — mais para idoso do que para cansado — é que, dias mais, dias menos, a continuar a carruagem assim, políticos liberais desembarcam o próprio capitão. Nem todos, mas nenhum partido suporta todo peso, isso é história.
NEÓFITOS
Só neófitos em política perdem-se nas ações partidárias. Tratar política como se fossem as pedreiras para mineração, bobagem. O caso do deputado federal Nikolas Ferreira, do PL das Minas Gerais, é um exemplo: na ONU, chama o presidente Lula de “ladrão”. Será processado e perde tempo, certamente fica pensando que ainda está nas eleições de 2022.
ALCKMIN
Voltando um pouco à história da política brasileira, de eleições presidenciais. Em 2006, candidato à reeleição, com boa aprovação, o então presidente Lula (PT) chegou ao segundo turno e teve o atual vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) como adversário, conforme indicação do PSDB (sua legenda na época). Briga total num debate em que Lula perguntou, a Alckmin, sobre o seu secretário Barjas Negri (PSDB), que estaria envolvido com o caso “sanguessugas”. Ataque político, sem sentido. Lembram-se. Só ver o vídeo.
BARJAS
Passou tempo, Barjas Negri era prefeito de Piracicaba já com ótima aprovação, caminhando bem no seu primeiro mandato, depois de vitória sobre o então deputado estadual Roberto Morais em 2004. Chegou em 2008, ninguém tirou sua reeleição, já que fez um ótimo trabalho na Prefeitura Municipal de Piracicaba, num contexto especial. Faltavam muitos detalhes que o ex-ministro da Saúde de FHC soube administrar, conhecedor que é da administração pública. Só adversários e inimigos lhe negam méritos.
LULA
Vieram outros tempos… Barjas Negri indicou seu secretário da Educação, Gabriel Ferrato dos Santos (partido?), então no PSDB, foi eleito e fez um governo à altura do antecessor. Pensando em ser candidato à reeleição, eis que, em 2016, teve o choque de enfrentamento com Barjas candidato pelo ninho tucano. Desencontro entre ambos, briga de antigos amigos — há ex-amigos? —, e Gabriel desistiu, tendo sido eleito em 2016 o ex-prefeito que chega ao terceiro mandato. Em 2020, o prefeito Luciano Almeida (PP) derrota Barjas Negri — que, talvez, tinha a mesma certeza de reeleição como em 2022 a teve o ex-presidente Bolsonaro. Resumo da ópera: o presidente Lula foi preso, liderou os movimentos de esquerda. E venceu, como produto da paciência.
AFASTAMENTO — I
Bom registrar que, a meio caminho da prisão em Curitiba — sem entrar no mérito do processo — o então ex-presidente Lula por dois mandatos passou por Piracicaba e teve apoio da Professora Bebel (PT), de aliados que foram ao Teatro São José para recebê-lo fraternal e politicamente. Mas estava sofrida a presença popular, só garantida pelo prestígio local da líder da Apeoesp e que soube fazer a movimentação. Eram os que se diziam petistas, em parte, abandonando o líder.
AFASTAMENTO — II
Portanto, natural que o ex-presidente Jair Bolsonaro — sem entrar no mérito das investigações e futuro processo — tenha, do próprio Partido Liberal que o tem como presidente de honra, o desconforto do abandono. O líder vai até um ponto e, a partir de outra ponta, a agremiação partidária procura o seu rumo. Se não acontecer isso para Bolsonaro, estará o ex-presidente entre as honrosas exceções, numa visão de um mais idoso e cansado do que neófito.
UNIDOS
Que lição de tudo isso? É a lição de casa que o presidente Lula e o vice-presidente Alckmin fizeram em 2022, sabendo conversar, dialogar, respeitar, eliminando as arestas com paciência, sem brigas por picuinhas, inclusive entendendo as opiniões contrárias publicadas em jornais, por mais simples que sejam como este matutino em que o Capiau de Piracicaba escreve o Caldeirão Político. Aliás, está mais para ferver do que ser morno ou, muito menos, para ser frio.
ANIVERSÁRIO — I
“Em uma celebração marcada por entusiasmo e reflexão, o Partido dos Trabalhadores (PT) comemora, neste 10 de fevereiro, seus 44 anos de história, reafirmando seu compromisso inabalável com a classe trabalhadora e a consolidação dos princípios democráticos no Brasil”, comemora o secretário geral do PT em Piracicaba, Ronaldo Almeida, ao lado da deputada estadual Professora Bebel.
ANIVERSÁRIO — II
“Ao longo de quatro décadas, o PT construiu uma trajetória pautada por ideais progressistas e uma defesa incansável dos direitos dos trabalhadores. A agremiação política tornou-se um protagonista nas lutas por justiça social, inclusão e igualdade, valores que continuam a nortear suas ações”, afirma Ronaldo.
ANIVERSÁRIO — III
E conclui o secretário geral Ronaldo: “Estamos celebrando não apenas um aniversário, mas uma história de resistência, dedicação e busca por um Brasil mais justo. O PT sempre foi e continuará sendo um defensor incansável da classe trabalhadora e dos princípios democráticos que sustentam nossa sociedade”.
MULTAS — I
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) e da GCM (Guarda Civil Municipal), e a Polícia Militar realizaram, esta semana, das 16h30 às 17h30, operação conjunta para fiscalização de irregularidades no trânsito, com foco em motocicletas.
MULTAS — II
A ação foi na avenida Comendador Luciano Guidotti, proximidades do número 1.754, e resultou em 54 motos fiscalizadas e seis AITs (Auto de Infração de Trânsito) emitidos. Entre as autuações emitidas durante a fiscalização constam irregularidades em documentações, escapamentos, licenciamento, entre outras.
MULTAS — III
Conforme a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira, a visibilidade das equipes policiais no local é eficaz para proporcionar maior sensação de segurança à população, visando coibir crimes e desobediência às leis de trânsito. “Essas ações, com o comprometimento de todos os envolvidos, equipes da Semuttran, da Guarda Civil e da Polícia Militar, são essenciais para promover um trânsito mais seguro”.