Extensa programação eve animação dos blocos Vila África, na Vila Independência, Coreô, no São Dimas, e Baque Caipira, no Centro
Cerca de 3.000 foliões saíram às ruas de Piracicaba neste último fim de semana de pré-Carnaval da extensa programação realizada pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). No sábado (3), a animação do Carnaval 2024 de Piracicaba – Brincante Eduardo Américo ficou por conta do bloco Vila África, que levou ao menos 800 pessoas no arrasto pela Vila Independência, e com o Coreô, que juntou 60 pessoas pelo bairro São Dimas. Já no domingo (4), aconteceu o cortejo do Baque Caipira, que reuniu mais de 2.000 pessoas da praça Tibiriçá, no Centro, até o largo dos Pescadores.
Estreante no Carnaval popular de Piracicaba, o Bloco Vila África celebrou no sábado, 3/2, a cultura afrocaipiracicabana e homenageou Marlene Jesus Ferreira, uma personagem importante na história do cinquentenário Quilombo Urbano Vila África, de onde se origina o grupo.
O Vila África levou mais de 800 para o seu arrasto pelas ruas da Vila Independência, entre eles, o professor Gilson Sabadin. “No carnaval de rua, os blocos são opções para todos os gostos. Além de ser uma alternativa para ouvir diferentes estilos de música, é acessível a toda a população. Importante ressaltar que o incentivo da Prefeitura aos blocos permite seu crescimento e popularidade”.
Também no sábado, mas no bairro São Dimas, o Coreô foi às ruas pela primeira vez dentro do Carnaval da Prefeitura. Cerca de 60 pessoas participaram da folia ao som de axé, samba e pagode, executado por uma banda com integrantes do Bloco do Bagaço.
Camila Costa Negri, uma das fundadoras do Coreô, afirma que a estreia do bloco foi um sucesso. “Tudo ocorreu superbem, com muita organização e ordem, graças ao apoio da polícia e da Prefeitura. Nossa saída para o bloquinho foi inesquecível: tivemos famílias, crianças, grupos de amigos, casais jovens e adultos. A vizinhança do bairro também entrou na nossa onda!”.
BAQUE CAIPIRA – No domingo, com mais de 90 integrantes, o grupo percussivo piracicabano Baque Caipira, fundado em 2013 e que tem como referência o Maracatu de Baque Virado, levou cores e alegorias às ruas do Centro até o largo dos Pescadores. De acordo com a organização do bloco, o cortejo deste ano, em homenagem a Matriarcas e a Mãe-terra, atraiu cerca de 2.000 pessoas.
A munícipe Silvia Corradi de Azevedo Cruz acompanhou o cortejo do Baque no domingo e disse que pode ‘sentir’ um abraço no corpo e na alma ao longo da apresentação do grupo. “O cortejo do Baque nos ofereceu uma aula, ao vivo e a cores, de história, ancestralidade, respeito, devoção, gratidão, consciência. Isso tudo em torno de uma toada pulsante, pensante, acolhedora e alegre. Resumo: um espetáculo que merece ser respeitado, reverenciado e aplaudido. Incrível!”, ela comenta.
O secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, destaca a participação da população e a dedicação dos blocos. “Em cinco eventos do Carnaval 2024 de Piracicaba, as pessoas estão se divertindo e comentando com amigos e familiares que está tudo acontecendo de forma pacífica e organizada. Esperamos toda a população nos outros cinco dias de folia na cidade, de 9/2 a 13/2, em vários pontos de Piracicaba”.
MAIS CARNAVAL – A programação do Carnaval 2024 de Piracicaba – Brincante Eduardo Américo, totalmente gratuita, segue nesta sexta-feira, 9/02, com mais duas folias: a partir das 17h, o Bloco do Bagaço promove uma roda de samba na Praça da Boyes (Rua Luiz de Queiroz, 552, Centro). Mais tarde, às 19h, começa o Carnaval das Marchinhas, com Roberto Seresteiro, na Gare da Estação da Paulista (Avenida Dr. Paulo de Moraes, 1.580).