COM ZÉLIO
Ricardo Viveiros, escritor e jornalista; Junior Kadeshi, diretor do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SIHP), e Evaldo Vicente, diretor de A Tribuna Piracicabana, em Jundiaí, sábado (03), na abertura da exposição de 30 obras do cartunista Zélio Alvez Pinto. Lotou o salão do Depósito Moringa, na avenida 14 de Dezembro, com encontro de intelectuais e especialistas em humor gráfico, como o senador e deputado federal ítalo-brasileiro Fausto Guilherme Longo.
TIROS NO PÉ – I
O vereador Fabrício Polezi (sem partido) deu dois tiros no pé durante a reunião ordinária desta segunda-feira (5). Primeiro, com o pedido (absurdo, diga-se) pela destituição do vereador Zezinho Pereira (União Brasil) como 2o secretário da Mesa Diretora. O ofício foi lido durante a sessão e rejeitado com 14 votos contrários.
TIROS NO PÉ – II
Depois de ter tentado, inúmeras vezes, evitar que a Câmara votasse um voto de congratulações em homenagem ao artista visual João Ariozo, conhecido como Peixe Pichado, o vereador teve de assistir os colegas darem uma aula sobre Democracia, ao destacarem a importância de dar relevância ao artista, independente da posição política.
TIROS NO PÉ – III
Este Capiau, idoso e cansado, acredita que todo mundo pode (e deve) aprender com a política. E sugere, ao vereador Polezi, que aprenda com essas questões. O discurso raivoso de internet, que ele tão bem absorveu com o bolsonarismo, não tem aderência à realidade política, que é muito mais complexa. Pode impressionar no início, mas tem vida curta. E vamos em frente, em favor da comunidade.
TIROS NO PÉ – IV
A tentativa de destituir Zezinho por ter flagrado uma conversa deste com Walter Koch, crítico da Câmara, e de evitar a homenagem ao Peixe Pixado, com quem Polezi tem desavenças, apenas revela a dificuldade do parlamentar para conviver em um ambiente democrático. Mas a vida – assim como a política — ensina, e ainda há tempo a aprender. E vamos, todos, aprendendo sempre mais, em favor da coletividade.
PLANO ‘B’ – I
Este Capiau — idoso e cansado — ouviu de um observador político, que está interpretando a movimentação do “ex-primeiro-ministro” Miromar Rosa, o Miro, para o núcleo central do PSD do deputado estadual Helinho Zanatta como estratégica, já se preparando para um eventual e provável impedimento do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) em não disputar as próximas eleições. É a interpretação, mas tem muita água para passar o rio Piracicaba pela frente.
PLANO ‘B’ – II
Segundo esse analista, motivos não faltam para Barjas Negri não disputar as eleições, ou, se conseguir o registro, nem passar para o segundo turno. Primeiro, pela insegurança jurídica que causará, caso eleito for. Tão logo o mesmo registre sua candidatura, não faltarão impugnações. Dizem que esses pedidos de impugnação já estão prontos, redigidos a quatro mãos.
PLANO ‘B’ – III
Depois, pelo fato de o PSDB estar passando pelo pior momento desde a sua fundação, com várias lideranças desembarcando do partido, desidratando em muito o fundo eleitoral e, por último, e não menos relevante, o PSDB de SP foi impedido pela Executiva Nacional de realizar a convenção estadual e, consequentemente, as municipais. Mas serão realizadas em breve.
PLANO ‘B’ – IV
Ou seja, esse idoso e cansado Capiau, porém, sempre atento aos vários analistas, escutou que vida fácil não terá o ex-prefeito Barjas, pois, se não bastasse o provável impedimento, terá que aguardar se terá legenda e ainda arrumar recursos, já que o fundo eleitoral do PSDB estará às mínguas. Segunda (5), esteve com o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossei, e nada surgiu de fofoca santa especial.
PLANO ‘B’ – V
Sabendo do árido e duro caminho a ser percorrido pelo ex-prefeito, assessores mais próximos já estão debandando para outras legendas, a fim de se garantir com chapas mais sólidas e menos problemáticas, entende esse observador que, como bom carnavalesco, está saindo hoje de férias e só volta dia 18. Registrado.
ZANATIANDO
O vereador Zezinho Pereira deixaria o União Brasil, agora sob o comando do grupo de Alex Madureira? E está mudando de “mala e cuia” para o PSD, de Helinho Zanata? Não, ficará no União Brasil e já está alinhado com o pré-candidato a prefeito Helinho. Figura histórica, liderança na zona rural e no funcionalismo, Zezinho pensa na sua sobrevivência política, nessa maior afinidade com o ex-prefeito de São Pedro e Charqueada e hoje vice-presidente da Alesp.
SABESP
O vereador Fabrício Polezzi, ex-Patriotas, deve seguir daqui por diante ao lado do Partido Liberal, de Laércio Trevisan Jr.. Na última sessão da Câmara, fez discurso apontando o início de ‘amplo debate’ sobre a encampação do Semae pela Sabesp, a quem enxerga com maiores recursos e inovações para o bem do serviço de águas, tão maltratado na cidade, nos últimos anos.
JUNHO
O ex-prefeito Barjas Negri fará, no mês de junho, o anúncio formal do seu vice, ou sua vice, na chapa que encabeçará este ano para tentar seu quarto e inédito mandato para prefeito. Nesse mesmo mês, devem também sair as indicações para vices de Luciano, Alex, Zanata e Bebel, além de Paulo Campos. Entre personalidades políticas femininas, pelo menos passeia pelos cafés da cidade, com desenvoltura: Nancy Thame (Luciano).
CEMITÉRIO
Tem sido decisivo o apoio das empresas funerárias para a recuperação e pintura do centenário portal do Cemitério da Saudade, bem como a pintura dos muros externos em frente à rua Moraes Barros, cobrindo pichações que já duram uma década por lá. Na torcida para que os pichadores, concluídos os reparos, não enfeiem a paisagem local novamente. A conferir!
PERCEPÇÕES
De um piracicabano, amigo do Capiau, que participou recentemente, na capital, de uma solenidade na comunidade judaica, com a presença do governador Tarcisio Freitas e o prefeito Ricardo Nunes. Definiu bem as falas dos dois de forma assertiva. Sobre Tarcísio, “emocionante”; sobre Nunes, “medíocre”.
FILIADOS
O PL apresentou na semana passada o militante da causa animal como novo filiado: Luís Américo Chitolina, ex-PV, agora se alinha aos liberais. O Republicanos apresentou o ex-vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão, como um dos novos filiados na semana passada. Dança das cadeiras deve se intensificar até 6 de abril, quando vence o prazo para os partidos apresentarem suas chapas de prefeitos, vices e vereadores para o pleito deste ano. Chitolina tem longa história na área.
CENÁRIO – I
Com as projeções dos analistas políticos da terrinha, desfilam alguns comentários. Como PSDB/Cidadania só poderá lançar 24 candidatos e, em sendo eleito, Barjas Negri poderá encontrar um cenário muito parecido com o que o presidente Lula enfrenta hoje com o Congresso Nacional de Brasília, com maioria expressiva composta por liberais/oposicionistas.
CENÁRIO – II
Como Madureira e Almeida prometem chapas com mais de 100 candidatos cada um, Negri poderá ficar refém no novo cenário. E, segundo alguns mais maldosos, “pagar uma parte dos pecados cometidos contra a cidade”. O tempo dirá! E só o tempo.
ANIVERSÁRIO
O deputado estadual Alex Madureira fez questão de cumprimentar o bispo Dom Devair Fonseca, na quinta-feira da semana passada, quando da comemoração de mais um aniversário do religioso. Gesto de cordialidade, certamente recebido de forma respeitosa pelo aniversariante. Entre cristãos, católicos romanos ou católicos reformados, é fácil o entendimento, fraterno e amigo.