A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) é garantido aos trabalhadores do setor metalúrgico de Piracicaba e Região, por meio da Convenção Coletiva ou Acordo Coletivo, negociados pela diretoria do Sindicato da categoria. A PLR está prevista na Constituição Federal, lei nº 10.101, desde o ano 2000, e o papel do Sindicato, é acompanhar as negociações e ter conhecimento se o valor negociado foi devidamente efetuado.
Para que as negociações tenham melhor desempenho, os diretores do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, percorreram cerca de 100 empresas durante o mês de janeiro para protocolar o ofício e dar início as discussões da PLR, deste ano de 2024.
Segundo o presidente do Sindicato, Wagner da Silveira (Juca), faz parte do cronograma das várias atividades da diretoria, no primeiro mês do ano, iniciar a aproximação para viabilizar os acordos, “No ano passado, fechamos acordo com 99% das empresas, devido ao trabalho permanente da diretoria. Os ofícios foram entregues e já começamos as negociações, o que nos deixa satisfeitos”.
Das empresas que receberam os ofícios, em apenas uma semana, 10% delas já retornaram ao Sindicato, e as primeiras negociações tiveram início.
Os acordos do ano passado, movimentaram a economia em cerca de R$ 107 milhões de reais.
Para o presidente do Sindicato, o resultado motiva o trabalhador, “o benefício reforça o orçamento familiar, daqueles que diariamente contribuem com sua força de trabalho e esperam com isso, garantir os seus direitos”.