O Sexo nos Relacionamentos (I)

É grande a importância do sexo nos relacionamentos, mas seu significado muda de um casal para outro, indo de propostas de celibato até o casamento a um enorme espectro de variações. Swing (troca de parceiros entre casais), góticos (o ato sexual ocorre sobre um caixão no túmulo), relações abertas envolvendo até mais que duas pessoas são apenas alguns exemplos de uma multiplicidade de significados. O universo humano é complexo.

Houve um tempo em que as relações amorosas eram seladas com o ato sexual. A mudança de paradigmas da sociedade globalizada mudou valores morais e éticos, e o que era um valor passou a ser um desvalor, dificultando ainda mais uma resposta que o represente de maneira universal.

O sexo já foi a marca de uma relação de cumplicidade e amor entre duas pessoas. Não é mais assim na sociedade atual. No entanto, seu lugar continua especial para quem o vincula ao amor. Como nossa sociedade impõe muita velocidade a tudo, pessoas e ideais são cada vez mais descartáveis. O significado do sexo sofre seus efeitos diretos acompanhando esse pensamento onde tudo deve acontecer em tempo real, sem grandes projetos ou compromissos, não refletindo necessariamente uma relação de cumplicidade, de forma que o sexo existe onde não há um casal propriamente dito. São significados que refletem as mudanças de paradigmas sociais.

O trajeto de 100Km entre a aldeia de Reretiba, no litoral do Espírito Santo, e o colégio São Thiago dos jesuítas em Vitória, percorrido com frequência pelo padre José de Anchieta, no século XVI, é uma atração turística. O trecho reúne grande beleza e uma Natureza intacta, com praias exuberantes.

 A modernidade e a tecnologia despertaram-me a vontade de estudar Psicologia, talvez a profissão mais atual. Quando a cabeça entra em colapso recorre-se aos profissionais, assim como ao técnico de informática para problemas do computador. Com a facilidade de cursos universitários on-line resolvi tentar. Estou certa ou apenas impressionada pela mídia?Dóris.

A tendência da sociedade realmente é para um aumento na demanda de saúde mental pelos motivos já expostos. Há novos paradigmas sociais com o surgimento de novos sintomas. Urge um novo olhar. Uma grande responsável por essa mudança é a globalização, outra é a entrada da mulher no mercado. Refiro-me às suas consequências (filhos educados por escolas infantis, por exemplo). Pessoas de 30 e poucos de hoje foram educados assim.

Surgem a depressão, síndromes diversas, distúrbios alimentares, etc. O uso e abuso de drogas é qualitativamente diferente de quando tínhamos ideais norteadores de nossa vida. A sociedade perdeu a referência paterna, perdeu a bússola.

Cursos online não se comparam aos tradicionais, mas é uma alternativa para algumas situações, mas em seu caso acho muito interessante. Mantém-se ativa, atualiza-se e realiza um sonho, mas o que se esconde nesse desejo?

 

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook: fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima