O Distrito de Artemis completa 88 anos no dia 15 de janeiro de 2024 e segue em pleno desenvolvimento socioeconômico e ambiental. A UNI-ARTEMIS (União para o Desenvolvimento Sustentável do Distrito de Artemis) estará realizando nesse sábado uma festa para comemorar essa data tão significativa para os moradores.
O aniversário tem origem no Decreto Estadual nº 2.641 de 15 de janeiro de 1936, assinado pelo Governado do Estado de São Paulo, Armando de Salles OIiveira. Esse decreto estabelece a criação do “districto de paz de João Alfredo” e define o seu território, que fazia divisa do Paredão Vermelho até as Fazendas Santana e Santa Olímpia. Atualmente, a área do distrito é de 218,648 km².
A escolha da data do aniversário foi oficializada pelo Decreto Legislativo nº 48/2015. Mas a história da localidade é mais antiga. Piracicaba foi fundada em 1767. O ramal da linha férrea Ytuana (Sorocabana) de João Alfredo foi construída, em 1887.
𝗔𝗥𝗧𝗘𝗠𝗜𝗦 , Á𝗥𝗧𝗘𝗠𝗜𝗦, 𝗔𝗥𝗧𝗘𝗠𝗘𝗦, 𝗣𝗢𝗥𝗧𝗢 𝗝𝗢Ã𝗢 𝗔𝗟𝗙𝗥𝗘𝗗𝗢?
O Porto João Alfredo recebeu esse nome em homenagem ao Senador João Alfredo Corrêa de Oliveira. Ele foi um dos autores e incentivadores da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, abolindo a escravidão no Brasil, em 13 de maio de 1888. O registro oficial da mudança do nome de Porto João Alfredo para Artemis ocorre no Decreto Estadual nº 14.344 de 30 de novembro de 1944. O documento define a Divisão Administrativa e Judiciária do Estado de São Paulo e nele, o nome do distrito não possui acento, sendo grafado como Artemis.