Vacinação das bezerras contra a leptospirose

Enrico Lippi Ortolani

 

 

Um dos pontos chaves na prevenção contra leptospirose é a vacinação dos animais em risco. A vacina contra leptospirose não confere uma imunidade muito longa, mas para que as vacinações anuais das fêmeas (feitas antes do início da estação de monta) possam ter melhor resultado é fundamental a vacinação das bezerras aos 5 meses de idade. Embora a leptospirose, que causa principalmente aborto, ocorra em rebanhos de todos estados brasileiros, maior número de casos acontece nos situados na região amazônica, no pantanal, nos vales úmidos do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Independente dessa diferente distribuição recomenda-se a vacinação em todos os rebanhos nacionais.

É HORA DE CHECAR   A GELADEIRA!

Recomendo em janeiro fazer um “pente fino” na geladeira que armazenas as vacinas e frascos abertos de medicamentos, com os antibióticos. As vacinas devem ser mantidas em temperaturas entre 2º a 8º C. Cansei ver vacinas veterinárias em geladeiras lotadas, abertas muitas vezes ao dia, ou com problemas na borracha vedadora. Todas essas condições elevam a temperatura para até mais de 16º C, podendo danificar as vacinas! Por outro lado, muitas geladeiras estão mal reguladas, o que leva ao congelamento das vacinas, diminuindo muito seus resultados esperados, em especial em vacinas múltiplas, com as das clostridioses e as reprodutivas, para não falar na de brucelose, que é uma vacina contendo bactéria viva. Cheque a temperatura interna com termômetro e regule sua geladeira; avalie a condição da borracha vedadora, que com o tempo vai ficando endurecida e vedando menos.

CHECAR AS PISTOLAS E AGULHAS

Nada como uma pistola dosificadora zero quilômetro. Porém, com o tempo ela vai ficando desregulada e sua borracha interna endurecida, pouco lubrificada e ajustada ao vidro, para não falar do aumento da contaminação. Pistolas assim, além de ficarem emperradas, injetam mais ou menos medicamentos do que você se preyende aplicar. Janeiro é o mês de desmontar as pistolas, descontaminá-las, de acordo com a orientação do fabricante, lubrificá-las e possivelmente trocar as borrachas vedadoras velhas e endurecidas. Poucos proprietários e gerentes acompanham este processo e geralmente delegam aos colaboradores, que nem sempre se preocupam muito com essas operações de manutenção e pedem novas pistolas, enquanto a maioria existente só precisa de um reparo. Em tempo de vacas magras qualquer economia é benvinda…

Aproveite e de uma olhada na qualidade das agulhas metálicas. Após um longo ano de uso as agulhas, para aplicação de vacinas e medicamentos, podem estar tortas, rombas, desgastadas e muito contaminadas. Descarte aquelas imprestáveis; desentorte e afie as pontas, das que ainda têm jeito, e faça uma descontaminação especial mantendo-as por 10 minutos em água fervente.

______

Enrico Lippi Ortolani, professor do Departamento de Clínica Médica da FMVZ -USP especializado em Clínica de Ruminantes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima