Espiritualidade – Palestras combatem o radismo religioso

Espiritualidade – Palestras combatem o radismo religioso

Na Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, inicia-se em Piracicaba um ciclo de palestras sobre a espiritualidade nas religiões de terreiros. “Para o primeiro semestre, temos encontros agendados em várias cidades, mas começamos em Piracicaba”, esclarece Ademir Barbosa Júnior (Pai Dermes de Xangô), dirigente da T. U. Caboclo Jiboia e Zé Pelintra das Almas.

O primeiro encontro tem como tema “Umbanda: branca, preta, de todos (as)?” e será na T. U. Três Marias e Zé Pelintra de Aruanda, em 23/01, e a mesma palestra ocorrerá em 22/02 na Nossa Casa Espiritual Irmãos de Fé. Outros encontros são “Umbanda, corpo, erotismo e sexualidade” (30//4) e “Sacramentos na Umbanda” (27/5), ambas na T. U. Três Marias e Zé Pelintra de Aruanda.

“Todas as atividades são gratuitas e, em algumas delas, arrecadamos alimentos e roupas para distribuição. Na região, já temos encontros agendados em Campinas e Hortolândia”, explica Dermes. Para maiores informações sobre endereços e horários: 19997064603 (WhatsApp).

PALESTRANTE — Terreiros, escolas, grupos de teatro, centros culturais, comunidades religiosas diversas, secretarias de cultura: desde 2012 o escritor piracicabano tem percorrido Brasil e Portugal como palestrante voluntário para tratar de temas como espiritualidade das religiões tradicionais de terreiro, racismo religioso e mitologia dos Orixás. “No auge da pandemia, os encontros diminuíram; por outro lado, aumentaram as lives”, esclarece o autor. “Como nosso trabalho privilegia a diversidade de fundamentos e ritos, os terreiros de vários segmentos nos abrem as portas; por lidarmos com as leis 10639 e 11645, as escolas e universidades fazem o mesmo.”

CURRÍCULO — Com dezenas de livros publicados (alguns premiados e com traduções para diversos idiomas, Dermes é Doutorando em Comunicação pela Unip, Mestre em Literatura Brasileira pela USP, onde também se graduou em Letras. O autor também é Doutor Honoris Causa pelo MCNG-IEG (2018) e pela FEBACLA (2019) e Pós-graduado em Ciências da Religião pelo Instituto Prominas.

Nascido em Piracicaba em 02/8/1972, desde 2019 é patrono e titular da cadeira 62 da Academia Independente de Letras (sede em Pernambuco), com a divisa “Axé”. Em Piracicaba idealizou e coordenou inúmeros projetos culturais e o Fórum Municipal das Religiões de Terreiro (2011-2014), produziu curtas-metragens com temática dos Orixás e dirige, em Piracicaba, a Tenda de Umbanda Caboclo Jiboia e Zé Pelintra das Almas, fundada em 2015, em Blumenau – SC. Em 2014 presidiu o Fórum Europeu de Umbanda, em Leiria, Portugal, e em 2015 foi o vice-presidente do Fórum Catarinense de Umbanda, em Blumenau. É Ogã há 21 anos do Ile Iya Tunde (hoje sediado em Embu das Artes – SP), com a dijina Tata Obasiré.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima