Na semana em que o distrito de Artemis completa 88 anos, o vereador Josef Borges (Solidariedade) diz que a região deve receber, em 2024, aproximadamente R$ 15 milhões em recursos. Ele considera o montante como um “divisor de águas” e lista benefícios nas áreas da saúde, educação, emprego e renda.
Para comemorar o aniversário, a Uni-Artemis (União para o Desenvolvimento Sustentável do Distrito de Artemis) fará uma festa na antiga Estação Ferroviária, no próximo sábado (20), das 19h à meia-noite, com atrações musicais e venda de comes e bebes pela Feirinha Artemis/Lago Azul.
O aniversário de Artemis tem origem no decreto estadual 2.641, assinado pelo governador do Estado de São Paulo, Armando de Salles OIiveira, em 15 de janeiro de 1936. O documento estabeleceu a criação do “districto de paz de João Alfredo” e definiu o seu território, que fazia divisa do Paredão Vermelho até as fazendas Santana e Santa Olímpia. Atualmente, a área do distrito é de 218,648 quilômetros quadrados.
A oficialização da data do aniversário se deu por força do decreto legislativo 48/2015. Uma das curiosidades relacionadas à área é a construção do ramal da linha férrea Ytuana (Sorocabana) de João Alfredo, ocorrida em 1887. Outro símbolo do bairro é a Ponte de Ferro e o “Grupão”, que será restaurado. Ambos foram tombados pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba).
Além disso, podem ser consideradas riquezas do distrito o balneário municipal de água sulfurosa, a lagoa do Jardim Itaiçaba e a lagoa do Lago Azul, que contam com projetos de revitalização.