Atendimento a gestantes em São Pedro torna-se referência na região

Maternidade do Hospital São Lucas conta com uma qualificada equipe de 14 profissionais, entre médico obstetra, pediatra, anestesista, enfermeiras e técnicas em enfermagem

Há 11 anos a administração de Helio Zanatta e Thiago Silva assumiu uma importante missão em São Pedro: recuperar a Saúde do município. Os serviços de acompanhamento gestacional, por exemplo, do pré-natal ao pós-natal, eram considerados tão precários no Hospital São Lucas de São Pedro que muitas mães buscavam hospitais e maternidades de cidades vizinhas para terem seus bebês.

Segundo palavras do secretário de Saúde e Desenvolvimento Social, Leandro Carneiro Sanches, a situação deixada pelas administrações anteriores no hospital era “caótica”. “Quando assumimos, em janeiro de 2013, tínhamos um desafio imenso, que era o de recuperar a Saúde do município. Identificamos que São Pedro havia ficado pelo menos 20 anos sem investimentos adequados na área e que a população estava insatisfeita com o que existia na cidade”, relembrou. “O nosso parque tecnológico estava escasso e obsoleto. Na época tínhamos no hospital somente um Pronto Socorro, que atendia somente os casos de baixa complexidade. Qualquer outra intercorrência era encaminhada para Piracicaba”, acrescentou a administradora do Hospital São Lucas, Miriam Souza.

Na avaliação de Miriam, uma das principais conquistas do hospital na administração de Helio Zanatta e Thiago Silva foi a filantropia, recuperada em menos de sete meses de gestão, e a consequente anistia da dívida do hospital, que na época girava em torno de 23 milhões de reais. “A Saúde de São Pedro não começou ontem. Ela começou 11 anos atrás e não parou jamais, segue em constante evolução”, disse ela, que relembrou também o ano de 2016, quando foi realizada a reforma e reestruturação geral do Hospital São Lucas. “Identificamos a necessidade de promover e fortalecer o atendimento às nossas gestantes, com o objetivo de qualificar e integrar a assistência à equipe da maternidade da Santa Casa em parceria com a Atenção Básica do município de São Pedro”.

Infraestrutura

Hoje a maternidade do Hospital São Lucas conta com uma qualificada equipe de 14 profissionais, entre médico obstetra, pediatra, anestesista, enfermeiras e técnicas em enfermagem, além de um avançado centro-cirúrgico, aparelho de cardiotocografia e um total de onze leitos, sendo dois de pré-parto, seis de pós-parto, dois leitos clínicos e um leito para os pacientes de convênio particular.

Em São Pedro desde 2019, o médico obstetra, Vinícius Lima Gomes Moura, não acompanhou toda a evolução do atendimento na unidade, mas diz ser frequentemente abordado por pessoas que vivenciaram o antes e o depois dessa mudança.

“Muitos pacientes chegam até mim e relatam como o atendimento era ruim, precário e inadequado e o quanto esses serviços melhoraram nos últimos dez, onze anos”, conta ele. “Gosto muito de trabalhar aqui, com uma excelente equipe e ótima infraestrutura”, acrescentou o médico, que informou que todos bebês saem da maternidade devidamente vacinados e imunizados contra a hepatite e tuberculose, com os testes do pezinho e do coração, destacando, ainda, o procedimento do parto ‘pele a pele’”.

“O contato pele a pele faz parte de um conjunto de ações que possui esse paradigma do cuidado, de olhar a mãe e o bebê como protagonistas, deixando ambos em contato ‘pele a pele’, sem o clampeamento do cordão umbilical por cerca de um minuto após o parto”, acrescentou o obstetra, com mais de 22 anos de medicina.

“Escutamos os melhores comentários, da parte dos profissionais, pacientes e familiares, a respeito da qualidade do atendimento não só da maternidade, mas de todos os serviços de saúde de São Pedro, da atenção básica, da saúde da família, do pronto atendimento até a média complexidade”, ratificou Patrícia Borki, coordenadora de enfermagem da maternidade do Hospital São Lucas. “Tudo o que precisamos a gente tem aqui. O Hospital São Lucas tornou-se uma unidade de referência para gestantes de toda a região, por isso muitas delas optam por ter seus filhos aqui”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima