1º de Agosto – Prefeitura avança com obras que antecedem pavimentação

Obra de drenagem interrompe tráfego de veículos na 1º de Agosto

 

Via está com tráfego de veículos interrompido e rotas alternativas são rua Santa Lídia e avenida Água Santa

 

A Prefeitura de Piracicaba avança nesta semana com as obras de drenagem de águas pluviais que antecedem a pavimentação de concreto da avenida 1º de Agosto. Os serviços incluem demarcação topográfica, escavação, assentamento dos tubos, execução de poço de visita e execução de boca de lobo. Diante disso, das 8h às 16h, a via fica com o tráfego de veículos interrompido no sentido Piracicaba-São Pedro, no trecho entre a avenida Conde do Pinhal e a avenida Pasteur. O desvio do fluxo de veículos ocorre por rotas alternativas, sendo elas: rua Santa Lídia e avenida Água Santa, portanto, a avenida Conde do Pinhal está com a direção alterada para o funcionamento do trânsito. Agentes da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) acompanham no local para orientar os motoristas.

“Interrompemos o tráfego na avenida como medida de segurança para os motoristas. A drenagem está localizada no eixo da via e temos maquinário fazendo escavação, então não há como manter os veículos passando pelo local. Pedimos paciência à população, porque sabemos que neste momento essas obras podem gerar contratempos no trânsito, mas nossa equipe estará à disposição para orientar o tráfego e, em breve, com o pavimento de concreto, teremos vias em melhores condições para a mobilidade na cidade”, disse a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira. Após a conclusão das obras de drenagem de águas pluviais, serão feitas terraplanagem, compactação e colocação de camadas de pedras e BGS (Brita Graduada Simples) e, por fim, a concretagem.

O pavimento de concreto na avenida 1º de Agosto será no trecho entre a avenida Mário Dedini até a passarela ao lado da Arcelor Mittal. A via, que tem fluxo de veículos de cerca de 15 mil/dia, apresenta problemas constantes no pavimento há décadas e é um dos 30 pontos que receberão esse tipo de pavimento, mais eficiente e durável, totalizando cerca de 45km de avenidas e ruas da cidade. A obra integra pacote de recapeamento iniciado pela Prefeitura que vai beneficiar 258 km de vias, dividido em quatro etapas, com material asfáltico e de concreto.

VANTAGENS – O pavimento de concreto tem maior durabilidade, diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos. Há menor interferência de manutenção preventiva e corretiva; maior segurança do usuário devido a macro e microtexturas; melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5ºC, devido à superfície clara.

De acordo com o prefeito Luciano Almeida, o pavimento em concreto será aplicado em avenidas de grande fluxo de veículos, como a Primeiro de Agosto, e nas entradas do município. “A cidade tem 1.800 km de malha asfáltica e cerca de 85% deste pavimento encontra-se com a vida útil vencida, porque nos últimos 18 anos não ocorreram serviços de recapeamento asfáltico, então resolvemos fazer um projeto parrudo, com concreto, por conta da maior durabilidade”, comentou o prefeito Luciano Almeida.

Já estão no processo de receber a pavimentação em concreto duas ruas da cidade. São elas: rua Joana D´Arc, no Jardim Monumento (em fase de drenagem), e rua Benedito de Andrade, no Unileste (já na fase de aplicação de pavimento em concreto).

Essa pavimentação de concreto em Piracicaba está sendo acompanhada por representantes da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), Abesc (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem) e Abifibra (Associação Brasileira da Indústria do Concreto Reforçado com Fibras e Produtos Afins) para apoio técnico. “Essas associações estão acompanhando voluntariamente, pois o PUC (Pavimento Urbano de Concreto) é um método inovador e poucas cidades do Brasil utilizaram o pavimento de concreto”, explicou o engenheiro Evandro Oriani Sotto, da Semuttran.

VIAS – O valor do investimento para o pavimento em concreto é de R$ 89.728.052,44. Entre os locais que receberão novo pavimento, além das vias já citadas, estão a avenida Rio Claro (rotatória, abrangendo da avenida 1º de Agosto até a avenida Monsenhor Martinho Salgot); avenida Pádua Dias (a partir da avenida Carlos Botelho até a rodovia Luiz de Queiroz); avenida Cristóvão Colombo + rotatórias (entre a rotatória da ponte do Cachão até a SP 304); avenida Comendador Leopoldo Dedini, no Unileste (da rodovia Margarida das Graças Martins até rodovia Luiz de Queiroz) e rua Corcovado (trecho compreendido entre o Condomínio Residencial Piracicaba 3 até o final da via).

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