Socioassistenciais: inovação nos serviços marca ano de 23

Euclidia Fioravante

 

O ano de 2023 foi palco de iniciativas proativas voltadas para assegurar os direitos fundamentais de diversos grupos sociais, abrangendo crianças, jovens, idosos, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência e mulheres vítimas de violência doméstica. A equipe de gestão da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) desempenhou um papel crucial nesse cenário, conduzindo ações que resultaram em milhares de pessoas atendidas nos serviços socioassistenciais.

Na esfera da reestruturação administrativa, merece destaque a implementação dos setores de Vigilância Socioassistencial e Gestão do Trabalho, abrangendo o Núcleo Educação Permanente, inseridos na recém-criada Superintendência da Gestão do SUAS. Além disso, a criação da Superintendência do Desenvolvimento Social incorporou as Coordenadorias de Segurança Alimentar, Direitos Humanos e Inclusão Produtiva.

Essas implementações impulsionaram o desenvolvimento da gestão, proporcionando maior efetividade no monitoramento e avaliação dos serviços socioassistenciais. Destaca-se, principalmente, o impacto no planejamento e execução de ações intersetoriais, incluindo a inovadora implementação do Comitê de Proteção e Atendimento a Migrantes e Refugiados, as iniciativas de educação alimentar e nutricional para beneficiários de auxílio com alimentos, e diversas oportunidades de qualificação profissional para inclusão socioprodutiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

As campanhas de combate ao preconceito e as ações de educação permanente, envolvendo todos os trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas), complementaram e fortaleceram essas iniciativas inovadoras.

Destaco, também, o significativo reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, agora oferecido em oito unidades de Centros de Convivência Intergeracional, impactando positivamente a vida de aproximadamente 1.075 crianças e adolescentes, além de 362 pessoas adultas e 673 pessoas idosas, com idade superior a 60 anos.

A implementação do Programa de Habilitação e Reabilitação para pessoas com deficiência no âmbito da Proteção Social Básica foi uma inovação que trouxe resultados altamente positivos no que diz respeito a criação de redes de apoio para as famílias e eliminação das barreiras de participação social, refletidos na expressiva participação de mais de 400 pessoas no evento Virada Inclusiva.

A Assistência Social no município vive um período de pleno desenvolvimento, proporcionando proteção, atendimento especializado e garantia de direitos para enfrentar desigualdades socioterritoriais e promover a universalização dos direitos sociais. Esse progresso é resultado do esforço coletivo da equipe de gestão da Smads, envolvendo todos os trabalhadores do Suas que compõem a rede municipal.

Expresso meu orgulho em fazer parte dessa rede, composta por servidores públicos e profissionais de organizações da sociedade civil, verdadeiros agentes de transformação. As demandas e desafios são muitos, mas é inspirador ver como cada trabalhador do Suas enfrenta obstáculos com profissionalismo, sensibilidade e resiliência, guiando caminhos e oferecendo oportunidades a quem mais precisa.

Desejo e atuo para que a sociedade piracicabana reconheça esse esforço coletivo e o impacto positivo desses trabalhadores na vida daqueles que se beneficiam do SUAS no município. Estamos prontos e motivados para contribuir com a redução da pobreza e das desigualdades sociais em 2024. Que venha o novo ano!

______

Euclidia Fioravante, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima