Multiplicando sempre o bem

Andréa Almeida

O Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) desempenha uma função vital para as famílias em situação de vulnerabilidade que vivem no município, na questão de atendimento e prestação de serviços sociais, mas também no sentido de oferecer acolhimento e esperança. Enquanto cumprimos nosso papel de entregar alimento, agasalho e itens essenciais, como forma de articulação social, também estamos cumprindo nosso papel de união de forças para garantir o amanhã dessas famílias. Isso faz uma diferença enorme. Para as famílias e para nós.
Ao longo desses três anos de gestão em que estou à frente do Fussp como presidente, pude presenciar como as ações sociais se multiplicam e criam uma onda de generosidade e gratidão, seja das pessoas atendidas, como de todos os voluntários e parceiros que atuam nos projetos do Fussp.
E falando especificamente deste ano, 2023 foi mais um ano especial para o Fussp, sem dúvidas. Realizamos diversas ações em parceria com a iniciativa privada e a sociedade civil, que nos ajudaram a manter o atendimento a essas famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em números, tivemos sete mil toneladas de itens arrecadados na Campanha do Agasalho, 600 pessoas atendidas dentro da oficina ReCriando Sabores e mais de 12 mil toneladas de alimentos recebidos de empresas parceiras. Além disso, garantimos o atendimento de 461 pessoas pelo Projeto Ver, que consiste na doação de óculos de grau. Também batemos recorde de público durante a 38ª Festa das Nações: 86 mil pessoas prestigiaram os cinco dias de evento.
Um projeto que quero muito destacar é o Pira Sem Fome, que completou seu primeiro ano em 2023. Esse projeto, desenhado a muitas mãos e com a expertise de parceiros fundamentais aos trabalhos do Fussp, tem sido engrandecedor. Alcançamos, junto às empresas e pessoas físicas que fizeram a sua adesão, a arrecadação e doação de mais de 4.400 cestas básicas às famílias atendidas pelo Fundo Social.
Isso demonstra a veia solidária que Piracicaba tem e que é um fator determinante para que os projetos sociais tenham êxito. E eu sempre reforço e destaco essa disponibilidade que o piracicabano, seja de nascimento ou de coração, tem com a solidariedade.
2023 foi mais um ano desafiador, porém, extremamente recompensador para os colaboradores do Fussp, parceiros, voluntários, amigos e, principalmente, para as famílias. E nossa expectativa para 2024 é de mais desafios – e são esses desafios que impulsionam os trabalhos do Fussp. São os desafios que nos movem a buscar mais parceiros e voluntários e continuar multiplicando acolhimento e esperança às famílias.
E por toda a parceria que conquistamos nesses três anos, quero declarar a minha imensa gratidão. Graças a vocês, muitas famílias tiveram alimento garantido à mesa, agasalhos e cobertores no inverno, e acesso a itens essenciais. Graças a vocês, parceiros e voluntários, essas famílias garantiram a luz da esperança e da dignidade.
Aos que desejam realizar um trabalho social, seja como apoiador ou voluntário, estamos disponíveis para recebê-los e, assim, conseguirmos impulsionar ainda mais as ações do Fussp para enfrentarmos os desafios do próximo ano. A dedicação ao trabalho social, como disse, é extremamente recompensadora. A dedicação ao trabalho social se transforma em um ciclo de solidariedade. É como se fosse várias sementes, que, espalhadas pelo vento, encontrarão solo fértil para crescer, dar frutos e, assim se multiplicar e oferecer novas sementes. Que fique essa mensagem para a conclusão deste ano e como estímulo para o ano que vem. Multipliquemos a solidariedade.

_____

Andréa Almeida, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima