Ferrovia e Sociedade – “O Brasil é um dos países mais atrasados do mundo com relação ao uso de ferrovias”

Trem de alta velocidade em Verona, Itália. Crédito:  Vitor Pires Vencovsky

 

Preocupado com a falta de debates sobre o atraso ferroviário brasileiro, o pesquisador Vitor Pires Vencovsky lançou esta semana no YoutTube o programa Ferrovia e Sociedade. O objetivo é mobilizar estudantes, professores e especialistas no assunto sobre a importância das ferrovias, que são infraestruturas importantíssimas para a construção de uma sociedade mais justa e organizada.

Para o pesquisador Vencovsky, nunca se investiu tanto em ferrovias no mundo. Nas últimas décadas, por exemplo, a China construiu um rede ferroviária de trens de alta velocidade com mais de 40 mil km, interligando praticamente todas as grandes cidades do país para oferecer um serviço de qualidade, eficiente e ambientalmente sustentável. Outros países de dimensões territoriais semelhantes ao Brasil, como Estados Unidos, Rússia, Índia e Canadá, também investem muito na oferta de serviços de transporte ferroviários de passageiros e cargas.

Os episódios estão organizados em formato de aula e trata das ferrovias de uma forma mais abrangente, considerando questões sobre história, geopolítica, economia e meio ambiente. Ao longo dos programas, os participantes são convidados a participar através da realização de atividades e da leitura de livros sugeridos. Todas as segundas-feiras serão lançados episódios novos. Para acessar os vídeos: www.youtube.com/@FerroviaSociedade/videos

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima