CAPIAU VIROU JORNAL HOJE
A página de humor Capiau dá lugar, neste sábado, ao jornal Capiau, em comemoração ao encerramento do ano de 2023. Projeto editado por Érico San Juan, a página se transforma em tablóide especial de oito páginas em cores, com os melhores cartunistas de Piracicaba e do Brasil. Afinal, Piracicaba é a Capital Internacional do Humor. Precisa de mais justificativa?
FAZENDO O ‘L’
O crescimento do Brasil com o Governo do presidente Lula (PT) é motivo de alegria da deputada estadual Professora Bebel (PT). Ontem (29) e hoje (30) estão as explicações em post nas redes sociais e nas páginas de A Tribuna. “É por isso que fiz o L”, escreve, e mostra, feliz, a Professora Bebel, segunda presidente da Apeoesp e pré-candidata a prefeita de Piracicaba pelo PT.
FALABETA
Ao constatar oito erros de português num requerimento apresentado por uma vereadora – em terras bem distantes daqui… – o colega vereador comentou com outro, logo ao lado: “Ela é uma analfabeta”, ao que o outro completou, em voz baixa, “E falabeta também”, criando outro neologismo. Coisas de política.
QUINZISTA
Nas redes sociais e mesmo em discursos na tribuna da Câmara, é comum ver o vereador Gustavo Pompeo (Avante) comparecer vestindo a tradicional camisa zebrada do XV, seu (nosso) time do coração. Dia desses, o Capiau encontrou-se com ele, numa das ruas do centro. Ele estava usando camisa social, ao que foi perguntado: “E a camisa do XV?”. Respondeu rápido: “Tá lavando…”
RINDO À TOA — I
O prefeito Luciano Almeida (PP) anda distribuindo sorriso demais, especialmente depois da realização do “Natal de Luzes, na lagoa do Parque da Rua do Porto (quase ninguém chama de João Herrmann Neto). O evento, importado e bem sucedido em Gramado, RS, levou mais de 30 mil espectadores ao parque, num misto de música, história, fogos de artifícios e luzes, muitas luzes.
RINDO À TOA — II
E que deixaram o prefeito feliz, pela originalidade do espetáculo, pelo menos entre os piracicabanos, que aplaudiram a ideia. E seu uniram na musica final “Jesus Cristo”, de Roberto Carlos, quando as lanternas dos celulares se acenderam e movimentaram, criando um clima de aprovação ao evento e a ideia. Até Luciano acendeu o seu e movimentou as mãos de um lado para o outro.
RINDO À TOA — III
Na expressão do próprio prefeito Luciano Almeida (PP), o que mais lhe deixa rindo à toa, de verdade, é que viu crianças com uniformes, com tênis, sem diferença entre os pais que podem mais ou que podem menos. Até gravou vídeo sobre isso e está enviando aos amigos e correlegionários que o apoiam para um possível pré-candidatura à reeleição. Aliás, assunto a partir da semana que vem.
FAVORETO — I
O comerciante, comunicador, pastor evangélico e ativista político Fernando Favoreto, que foi candidato a deputado federal pelo PSD (de Helinho Zanata) e que antes frequentou as hostes do MDB, de Adilson Maluf, João Herrmann e tantos outros na cidade, é considerado figura central nas conversas e articulações políticas do partido na cidade.
FAVORETO — II
Se voltar ao ninho antigo, como vai voltar, pode ser puxador de votos para ajudar o partido a reeleger vereadores nas próximas eleições. Ou mesmo sonhar com olhar mais alto, sendo parceiro (vice?) de algum dos postulantes na cidade. Eis aí a disputa e a presença das nuvens, sempre.
PROGRAMAS — I
2024 começa, entre os postulantes, com reuniões para ir amarrando alianças, montando chapas, trocando ideias de planos de governo, que devem ser entregues ao Cartório Eleitoral em agosto. Tomara que, desta vez, os postulantes sejam mais rigorosos que em 2020. Um deles, por exemplo, com um “programete” de duas páginas, enfatizava que faria “multirões” em Piracicaba, sequer pediu para alguém revisar. Capiau está às ordens, apesar de cometer falhas de vez em quando…
PROGRAMAS — II
Outro, por exemplo, prometeu construir três novos hospitais municipais, um para crianças, um para mulheres e outro num bairro populoso, sem, contudo, identificar de onde viriam os recursos para obras, mobiliários, equipamentos, contratação e manutenção de médicos, enfermeiros e todas as necessidades decorrentes das linhas que escreveu. Assim parece ser inconsistente o documento, entre outras pérolas!
NOVAS E ANTIGAS — I
Nos tempos do prefeito Mendes Thame e do governador Geraldo Alckmin (PSB), Piracicaba seria o “portal do Mercosul”, com a navegação do rio Piracicaba, pelo menos até Artemis. Ficou nas manchetes de jornais, nas rodas de conversa, mas não saiu do papel.
NOVAS E ANTIGAS — II
O prefeito Luciano Almeida (PP) vai deixar como herança, após receber os governadores João Dória, Rodrigo Garcia (PSDB) e agora Tarcisio de Freitas (Republicanos), que será a criação formal da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). Que ela saia do papel e não vire outra lenda piracicabana!
CONDADOS
Os idealizadores das Regiões Metropolitanas — de todo o Brasil, não só de São Paulo — deveriam conhecer melhor os detalhes da criação dos condados dos Estados Unidos da América do Norte, especialmente os políticos que viveram por algum tempo pelas terras da lenda do Tio San. Aliás, na Monarquia, o Brasil já teve condados também. A conferir, para quem for mais curioso.
PROJEÇÕES — I
Nas reuniões de preparação das campanhas para o ano que vem, uma das primeiras projeções é sobre qual será o número objetivo do quociente eleitoral para eleger pelo menos um vereador. Em 2012, foi de 8407. Depois, em 2016, baixou para 8.172. Em 2020, em plena pandemia, baixou mais ainda para 7.513, por conta da abstenção. Em 2024, com a vida voltando ao normal e a cidade registrando mais de 300 mil eleitores, quantos serão? Analistas de plantão sinalizam que voltarão aos patamares de 2012.
PROJEÇÕES — II
O PSDB, de Barjas Negri, em 2016, conquistou 39.116 votos e elegeu sete vereadores. Em 2020, fez 20 mil votos a menos, 19.579, e elegeu apenas dois vereadores raiz e um ligado a uma igreja evangélica aliada. O Cidadania, de Roberto Morais, nos mesmos períodos, elegeu quatro vereadores em 2016 e três em 2020, que já estão desgarrados do partido.
PROJEÇÕES — III
No quadro do pré-candidato a prefeito Barjas Negri, para 2024, as previsões são mais pessimistas, porque a possível dobradinha Negri-Morais só poderá contar com 24 candidatos a vereador pedindo votos aos hoje pré-candidatos. Ou vêm nuvens por aí, já que janeiro começa semana que vem? A eleição, em Piracicaba — sem demérito deste ou daquele pré-candidato —, será encontro de gigantes. Anotem.
ANO-NOVO
E um abraço a todos pelo ano de 2024 e por todos os anos que se completarem em nossas vidas. E que as nuvens continuem, firmes, a nortear as atividades políticas: ora de um lado de um jeito, ora de outro lado de outro jeito. E assim seguimos a vida.
NOVE MESES
O deputado estadual Helinho Zanatta (PSD), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), comenta seus nove meses de mandato no Palácio Nove de Julho, e garante que será tudo melhor em 2024. Também comenta sobre possível pré-candidatura a prefeito de Piracicaba.