Iraci Honda
Marcos Kamogawa
_______________
Desde sua criação em 27 de dezembro de 1996, através da Lei 4233/1996, já se vão 27 anos de compromisso e dedicação à preservação ambiental, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de Piracicaba continua a desempenhar um papel vital na construção de políticas ambientais sólidas para o município.
Desde sua primeira configuração, o Condema tem sido um órgão colegiado exemplar, desempenhando um papel decisivo na assessoria ao Poder Público Municipal na definição de diretrizes para a política ambiental local. Seu trabalho incansável se manifesta em diversas frentes, desde a proposição de normas para o controle da qualidade ambiental até a recuperação de áreas degradadas, sempre em conformidade com as legislações federal e estadual.
Denúncias da população sobre infrações ambientais encontram no Condema um aliado ativo, promovendo a apuração junto aos órgãos competentes. Além disso, o Conselho se destaca na divulgação de informações à comunidade e aos órgãos competentes sobre áreas ameaçadas de degradação, propondo medidas assertivas para sua conservação.
A atuação do Conselho vai além das fronteiras municipais, trazendo ao município estudos e inovações ligadas à defesa ambiental e que possam direcionar o município as melhores práticas ambientais. A deliberação sobre o uso do solo em áreas de interesse ambiental e a proposição de unidades municipais de conservação refletem o compromisso do Conselho com um desenvolvimento sustentável.
A experiência acumulada ao longo dos anos permite, ao órgão, emitir pareceres fundamentados sobre projetos de lei relacionados à preservação dos recursos hídricos, contribuindo para a implementação eficaz da Política Municipal de Recursos Hídricos. A exemplo da emissão de parecer contrário a construção da duplicação da Av. Alidor Pecolari, que contraria a legislação vigente e poderia impactar severamente a vegetação local.
Ao responder a consultas, assessorar o Poder Público quando solicitado e avocar temas de importância para a Política Municipal de Meio Ambiente, o Conselho se consolida como uma instituição essencial para a sustentabilidade de Piracicaba. Configura-se também como um dos poucos conselhos com maior participação da sociedade, com sua composição atual em 80% de representações de entidades preocupadas com o meio ambiente. Composição essa que já lhe garantiu a Premiação de Conselho do Meio Ambiente mais atuante do Estado.
Neste contexto desafiador das mudanças climáticas, o Condema reafirma seu compromisso em propor iniciativas que promovam práticas sustentáveis, respeitando os princípios ESG. Sua história de 27 anos é marcada não apenas pela defesa do meio ambiente, mas pela construção de um legado que visa colocar Piracicaba na vanguarda das cidades comprometidas com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.
_______
Marcos Kamogawa, representante da Esalq/USP e atual presidente do Comdema, e Iraci Honda, Liderança do Jardim Santa Rosa I e vice-presidente do Comdema.