A Assupira (Associação de Surdos – Libras Piracicaba), entidade representante de pessoas surdas, com deficiência auditiva ou surdocegueira, criada há dois anos na cidade, realiza no próximo domingo (17), das 10h às 18h, nos Armazéns 9, 10 e 14 do Engenho Central, o 4° Assupira & Empreendedorismo, evento de fomento de negócios, com exposição de produtos e serviços para comercialização. A entrada é gratuita. O evento tem apoio da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do CDCPN (Centro de Documentação Cultura e Política Negra de Piracicaba).
O evento tem como objetivos fortalecer os empreendedores locais, dar visibilidade à comunidade surda e promover arrecadação de fundos para a Associação. Beatriz Turetta, uma das idealizadoras da Associação, explica que os empreendedores participantes do evento realizam ação solidária para a Assupira porque a adesão ao evento é mediante pagamento de taxa, contribuindo com a manutenção da associação, que hoje atende entre 10 e 180 pessoas, a depender da atividade. A feira acontece nos Armazéns 9 e 10.
Na parte musical, que acontece no Armazém 14, o grupo de pagode SVPC se apresenta no 4° Assupira & Empreendedorismo das 13h às 14h30. O SVPC é um grupo de pagode de São Paulo, formado por pessoas com deficiência visual: quatro pessoas cegas e uma pessoa com baixa visão. O evento também terá show da banda Nova da Colina e do Coral Momentus, a partir das 15h.
O evento promove ainda três oficinas gratuitas, também no Armazém 14: História e Visualidade dos Pontos Turísticos de Piracicaba, coordenada por Bruno Ramos e Fábio de Sá, acontece das 13h às 15h. Já Criação de Sinais em Libras para os Pontos Turísticos de Piracicaba, com Bruno Ramos, Fábio de Sá, Léo Viturinno e Guilherme Felipe, será das 15h30 às 16h30.
A última oficina de produção de vídeos para as redes sociais será oferecida por Léo Viturinno e Guilherme Felipe, das 16h30 às 17h30.
“Nesta edição, além de conhecer produtos diferenciados, você pode aplicar conhecimentos sobre empreendedorismo, levar seus filhos para aproveitar as atrações que o Espaço Kids vai oferecer, relaxar com uma sessão de quick massage, além de curtir as músicas e participar das oficinas do evento”, ressalta Alexandre Ribeiro, presidente da Assupira.
Outros apoiadores do 4° Assupira & Empreendedorismo são a Feira das Pretas, Feira Criativa Artes Delas, Afropira – Potência Afro, Rede Guandu, A Quebrada Criativa, Feira Vegana e Agroecológica, Grupo Empoderadas, Artes e Amigos do Clube de Campo de Piracicaba e Women’s Day Empreendedorismo Piracicaba.
ASSUPIRA — A Associação de Surdos – Libras Piracicaba é uma entidade de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, com finalidade educacional, recreativa, social, cultural e desportiva e busca aglutinar forças e representar as aspirações das pessoas surdas, com deficiência auditiva ou surdocegueira, oferecendo suporte para seus familiares e profissionais que trabalham na saúde, educação e outras áreas.
Atua no município com cerca de 50 voluntários que disponibilizam parte de seu tempo e trabalho para mudar a qualidade de vida da comunidade surda no município.
Atualmente a Assupira oferece à comunidade surda treinos de futsal, grupo de estudos para tils, encontro de surdos no Sesc Piracicaba, projeto Expressão em parceria com o Sesc Piracicaba e o projeto Horta-Escola para surdos. Os cursos de Libras, português e matemática estão em fase de organização e terão início em janeiro de 2024.
Também promove encontros de formação continuada (rodas de conversa e lives), cursos de extensão em parceria com as universidades UNEAC e UFSCar, além de eventos e encontros de surdos.