Os caratecas piracicabanos Valentina Pedroso de Carvalho, Kathleen Nicole dos Santos Moreira e Cauã de Souza Faria participaram no último final de semana do Campeonato Paulista, disputado na cidade de Santana do Parnaíba. O último evento da temporada 2023 do calendário oficial da FPK (Federação Paulista de Karatê) contou com a participação de 650 atletas de várias regiões do estado de São Paulo, que disputaram medalhas nas categorias de kata (luta imaginária) e kumite (luta real).
O município de Piracicaba esteve representado pelos atletas Valentina, Nicole e Cauã, que recentemente foram contemplados pelo Bolsa Esportiva, que é um programa inédito da atual Administração e que beneficia 55 atletas selecionados por edital, por meio da Lei Municipal nº 9.858/2022, com o objetivo de oferecer apoio financeiro para suporte técnico e material a esportistas que representam Piracicaba.
E como resultado desse apoio, Cauã Souza, de 16 anos, sagrou-se campeão na categoria -76 kg júnior e Valentina Pedroso, de 13 anos, conquistou o título na categoria sub-14 até 54 kg. A jovem Kathleen Nicole, de 21 anos, terminou sua participação na sétima colocação na categoria principal sênior. Os três caratecas representam a Associação DojoKai/Funcionários Públicos Municipais de Piracicaba.
HOMENAGEM – No dia 16/12, os três atletas receberão homenagem da ACAK (Associação Cooperativa de Academias de Karatê da Região Metropolitana de Piracicaba) por terem alcançado o título durante o circuito da ACAK na temporada 2023. Os três caratecas receberão o título entre os melhores da temporada em suas respectivas categorias.
A equipe piracicabana de caratê também conta com a participação de mais três atletas que foram contemplados pelo Bolsa Esportiva: Frederico de Lima Felipe, de 23 anos, Bárbara Amaral dos Santos Borges, de 17 anos, e Kaynã Nickolas Santos Moreira, de 13 anos, que também será premiado pela ACAK como terceiro colocado na sua categoria no circuito de 2023.
De acordo com o professor Gilson Felipe, responsável pelo departamento de Caratê da Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Piracicaba, a iniciativa do Bolsa Esportiva tem sido uma ferramenta de grande importância para que os atletas da cidade tenham oportunidade de custear os treinamentos e suas participações em competições no decorrer do ano.
“Agradeço o apoio fundamental da Selam, através da secretária Branca, que conhece as dificuldades e os desafios do esporte amador. Espero continuar contando com a ajuda da Prefeitura por meio da Selam”, ressalta o professor Gilson Felipe.