Ação Cultural – Casa do Povoador recebe mostra ‘Do Impressionismo ao Realismo’

André Camargo pinta diferentes temas em óleo sobre tela

 

 

André Camargo pinta diferentes temas em óleo sobre tela; abertura será hoje (9), às 16h

 

A Casa do Povoador, equipamento mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), abriga a exposição Do Impressionismo ao Realismo, com cerca de 50 obras do artista plástico André Camargo. Com enfoques variados, como música, vinho, animais e outros temas do cotidiano, os quadros foram pintados com óleo sobre tela. A abertura da exposição ocorre hoje (9), às 16h. A entrada é gratuita.

O artista conta que uma de suas intenções quando pinta é expressar a naturalidade e a organicidade de cada tema. “Acho interessante quando a pintura consegue aguçar algum sentido nas pessoas. Por exemplo, se vou pintar um pão, gostaria que elas ficassem com vontade de experimentar aquele pão; se vou pintar uma flor, gostaria que elas até pudessem imaginar o perfume dela”, explicou.

Outro ponto que procura despertar em suas pinceladas é a curiosidade. “Gosto que as pessoas vejam os olhos de uma pessoa ou de um animal nas telas e pensem no significado daquele olhar, que sentimento ele representa”, comentou.

As pinturas chamaram a atenção do coordenador da Casa do Povoador, Esio Antonio Pezzato, que fez o convite para a exposição. “Quando vi a obra do André, gostei muito e fui acompanhando a evolução dele em cada tela postada nas redes sociais. Então foi natural abrir as portas da Casa do Povoador para esta exposição”, relata.

Desde que começou a pintar, André Camargo sempre divulgou suas obras nas redes sociais. O artista conta que uma situação comum quando posta suas pinturas é a lembrança que determinados temas trazem à tona. “Outro dia postei um barquinho que teve muitos comentários sobre os momentos vividos em família no passado por diversas pessoas em torno de um barco. Alguns ícones despertam mesmo essa sensação, fazendo que elas revivam esses bons momentos – e isso me deixa bem feliz”, afirma.

O ARTISTA – André Camargo sempre foi ligado às artes. Ainda menino, começou a estudar música e se formou em violão clássico no Conservatório de Tatuí. Inspirado por seu pai, que trabalhava como projetista, André passou a fazer desenhos a lápis. Mais recentemente, começou a pintar e não parou mais.

 

SERVIÇO – Exposição Do Impressionismo ao Realismo. Inauguração hoje (9), às 16h, na Casa do Povoador (avenida Beira Rio, s/n). Visita de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h; aos sábados e domingos, das 13h às 17h, até 28 de janeiro de 2024. Informações: (19) 3434-8605.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima