Smads – Camolesi destaca homenagem que eterniza ‘Chico Pirata’

Paulo Camolesi (PDT) é o autor da honraria que perpetua no nome de Chico Pirata na Smads; a denominação do prédio é assegurada pela lei 9.038/2023

Na última sexta-feira (1º), diversas personalidades de Piracicaba se reuniram nas dependências da Smads (secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) para render homenagens a um dos maiores defensores dos direitos das pessoas com deficiência na região: Francisco Nuncio Cerignoni, mais conhecido como Chico Pirata.

A tarde foi marcada por discursos emocionados e lembranças afetuosas, daqueles que compartilharam momentos e lutaram lado a lado com Chico Pirata. Sob a liderança do vereador Paulo Camolesi (PDT), autor da lei 9.938/2023, que viabilizou a homenagem, autoridades e membros do Comdef (conselho municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência), se uniram para celebrar o legado deste ícone, que perpetua o seu nome na denominação do prédio da Smads.

A viúva, Cristina Cerignoni, em um momento tocante, compartilhou memórias preciosas e expressou seu orgulho por ter sido a companheira de vida de Chico Pirata. Entre lágrimas e sorrisos de saudade, suas palavras ecoaram pelos corações presentes, trazendo à tona a essência de um homem extraordinário.

“Ficamos toda uma vida juntos, e isso é profundamente emocionante. Poder falar sobre ele e quem foi o Chico Pirata… é um privilégio indescritível”, enfatizou o vereador Paulo Camolesi, em seu discurso, destacando não apenas as conquistas de Chico, mas também sua personalidade inspiradora. “Chico tinha uma deficiência, mas não era deficiente. Deus deu a ele uma missão e ele trabalhou para concluí-la da melhor forma”, enfatizou.

Ademir Barbosa, presidente da Associação dos Ostomizados de Piracicaba e membro do Comdef, ressaltou a importância de apoiar não apenas as pessoas com deficiência, mas também suas famílias, afirmando que ao ajudar uma pessoa com deficiência, ajuda-se toda uma comunidade.

A secretária da Smads, Euclidia Fioravante, expressou sua gratidão ao relembrar a trajetória de Chico Pirata e enfatizou a importância de um prédio totalmente acessível, concretizando os ideais pelos quais ele tanto batalhou.

A presença de figuras como as secretárias municipais Jane Franco (Semuttran) e Nancy Thame (Sema), e a ex-secretária da Smads, Eliete Nunes, reforçou o compromisso unificado com a causa da inclusão.

O ponto alto da homenagem foi a fixação de uma caricatura, criada pelo renomado artista, Erasmo Spadotto, no hall de entrada da Smads. Uma representação eterna de Chico Pirata, um símbolo de luta e perseverança.

“Que este momento não seja apenas uma homenagem, mas um chamado contínuo à construção de uma sociedade mais inclusiva, onde os valores defendidos por Chico Pirata sejam perpetuados e vividos por todos”, comentou o vereador Camolesi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima